"O cenário econômico atual não é de crescimento, e dependendo dos da atual política econômica permanecer, teremos um 2015 muito difícil"
O ecnomista Juny Figueiredo afirma que os preços de alugueis na cidade é um dos mais caros
Isabela Jardinetti
O professor universitário e economista Juny Figueredo, respondeu algumas perguntas ao jornal A Cidade sobre o valor abusivo dos alugueis em Votuporanga e se há possibilidade de alteração para o próximo ano.
Por que Votuporanga vem acumulando muitos imóveis vazios com altos preços de alugueis?
Quando estes imóveis foram construídos, o país vivia outra realidade econômica, com um crescimento um pouco maior. Quando não há crescimento, não há aumento de renda, o que faz com que as pessoas tenham menos recursos a sua disposição.
Desta forma, o dono do imóvel o contruiu em certo momento quando tinha a expectativa de conseguir alugar/vender o imóvel por um determinado preço, mas co mercado atual, devido ,principalmente, a atual situação econômica do Brasil, não tem condições de pagar por tais valores.
Esta estagnação no setor tem alguma relação com a inflação do país?
Sem dúvida, a inflação do país tem um papel importante na estagnação, pois os alugueis são reajustados pelo IGPM, que é um indicador inflacionário. Quanto maior a inflação, menor é a renda do trabalhador e maiores são os reajustes de alugueis.
Por que os preços de casas para alugar em Votuporanga estão acima de média?
Não há muito sentido dos imóveis em Votuporanga estar acima da média. Uma cidade de 90 mil habitantes, não pode custar mais caro do que em Rio Preto, uma grande cidade, com mais de 300 mil habitantes com vários shoppings, universidades, etc.
Em Rio Preto, por exemplo, você encontra bons apartamentos próximos ao shopping, com aluguel entre R$ 600,00 a R$ 800,00 por mês, enquanto na nossa cidade, encontramos casas ou kitnets distantes do centro ou com tamanho reduzido por esse valor ou até mais caros.
Qual seria a solução para os proprietários de imobiliárias alugarem tais casas?
A solução é a redução de preços, já que não estamos tendo um crescimento econômico satisfatório, que permita o aumento da renda da população, a única solução para as imobiliárias conseguirem fechar negocio é a diminuição dos preços dos alugueis e dos imóveis para que se adequem ao patamar atual de renda das pessoas. Não há mágica.
Esta situação já acontece há alguns anos, os preços podem subir ainda mais?
O cenário econômico atual não é de crescimento, e dependendo dos resultados das eleições e a atual política econômica permanecer, teremos um 2015 muito difícil, com inflação mais alta, pouco crescimento, descontrole das contas públicas, etc.
Neste cenário, o ambiente econômico não é favorável aos negócios, e como não há aumento na renda das pessoas, os preços e alugueis deverão cair, pois se não caírem, os imóveis continuarão não sendo alugados.
Portando, acredito que os preços dos alugueis e dos imóveis tendem a cair, se persistir a atual política econômica, no próximo ano.
Alguma outra informação complementar?
Cuidem das suas finanças e do seu dinheiro. Reflita antes de fazer novas dívidas. Planeje seu orçamento e procure conhecimento sobre finanças e investimentos. Essas são algumas dicas válidas para quem quer prosperar financeiramente e viver uma vida mais confortável, com menos preocupações, e mais realizações para a família.