Administração deu 48 horas para deixarem local; caso não façam, entra com reintegração de posse
Dete explicou que ficarão na área até conseguirem terras pelo Incra
Isabela Jardinetti
O grupo de sem-terra do acampamento “Nelson Mandela II”,que ocupava as margens da Vicinal Adriano Pedro Assi (Estrada do 27), se mudou para uma área da Prefeitura de Votuporanga, que fica atrás da Estação Ferroviária. A mudança começou na noite da última sexta-feira e foi motivada pela insegurança que os acampados tinham por estarem perto da linha do trem.
A Prefeitura informou que já notificou o grupo para desocupara área em até 48 horas. De acordo com o advogado da Administração, Mário Fernandes Marinho, se não saírem, entrarão com o pedido de reintegração de posse.
“Eles têm até quarta-feira para desocupar o local. Se não fizerem isso, na quinta entraremos com o pedido, que pode ser aceito no mesmo dia pelo juiz, com liminar a nosso favor”, contou.
Marinho ainda falou que em outro caso parecido, o juiz deu o parecer favorável à Prefeitura no mesmo dia. “Com a liminar em mãos acionaremos a polícia e vamos até o local para reiterar o terreno”.
Acampamento
De acordo com a líder do grupo, Dete, a informação que tinham é que o local pertencia à União, como o último espaço em que estavam acampados.
“Nosso acampamento possui 49 famílias que estão há um ano e meio nessa luta por um pedaço de terra. Não vamos ficar aqui, é temporário até conseguirmos nossas terras”, disse.
O grupo espera uma resposta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre a liberação de áreas improdutivas no noroeste paulista.
Dete ainda falou que o acampamento é filiado a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Federação da Agricultura Familiar (FAF).
Cerca de seis barracos já estavam montados e muitas madeiras e telhas no chão aguardando ser montadas. Itens como fogão, botijão de gás, camas e sofás estavam espalhados pelo local, igual a uma mudança comum.