Imobiliárias alegam que preços precisam baixar, mas alguns proprietários insistem em pedir mais do que as casas valem
Placas de aluga se espalham por ruas da cidade; preço abusivo impede negociação
Isabela Jardinetti
Quem precisa alugar um imóvel em Votuporanga precisa pesquisar bem, antes de fechar um bom negócio. Os preços praticados na cidade estão acima da média e mais altos do que em outras cidades maiores como São José do Rio Preto e Araçatuba.
De acordo com alguns empresários do ramo imobiliário, o setor está parado e com pouca procura por parte de quem quer alugar.
“Votuporanga é uma cidade bem organizada e teve um crescimento muito grande nos últimos anos, com a vinda de empresas, usinas e também estudantes da faculdade. Como a procura de casas aumentou nessa época, os preços também subiram. Com isso, os investimentos se mantiveram o mesmo no setor de locação”, conta José Nelson Chino Bolotário, que trabalha há 12 anos no ramo de imóveis.
Chino espera que os valores dos alugueis diminuam, já que a procura está baixa. Para a funcionária de outra imobiliária, Paula de Oliveira, a situação também está difícil.
“Tem casas que não valem o preço que os proprietários estão pedindo. Aqui na imobiliária, tem uma casa que faz uns dois meses que pedem R$850,00 e ninguém aluga, pois ela vale menos”, contou.
Assim está a situação das imobiliárias no município hoje, muitas delas até orientam os proprietários a abaixar os preços, mas em alguns casos tudo é em vão, preferem ficar com uma casa fechada por meses.
“Se continuarmos nesse caminho de aumento dos preços nos alugueis, no ano que vem ninguém vai alugar e essa situação ficará pior”, completa Paula.
Mario Luiz dos Santos, está no ramo há 20 anos e alega que não é só os preços altos que são o problema das locações “Tem muita inadimplência acontecendo, a pessoa aluga, mas depois não paga, e para nós, isso é bem pior”.