Concha vai ganhar bicicletário
Leidiane Sabino
O vereador Edilson Pereira Batista garante que a cidade é carente em ciclovias/ ciclofaixas e, por este motivo, poucas pessoas usam bicicletas como meio de transporte. Por isso, ele defende a implantação destes espaços nas novas avenidas da cidade e também nos eixos binários. Alberto Casali, secretário municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, disse que em 30 dias a cidade vai ganhar quatro pontos de bicicletários.
“Votuporanga favorece a implantação dde ciclovias. Fui até São Paulo conhecer o projeto implantado lá e, agora, voltarei lá para apresentar in loco o trabalho ao prefeito Junior Marão”, explicou o vereador.
Edilson disse que o prefeito garantiu que a avenida Horácio dos Santos terá ciclovia. Ele lamentou o fato da continuidade da avenida Emílio Arroyo Hernandes não ter sido beneficiada com esta melhoria.
“Há uma necessidade enorme da cidade oferecer opções para que a população não precise andar apenas de carro pelas ruas. Temos um problema sério de falta de estacionamento de veículos no Centro de Votuporanga. Oportunizar o trânsito seguro de bicicleta, garante a utilização de um meio a mais de transporte”.
Para o secretário de Trânsito, a ideia de implantação de ciclovias é fantástica. “Em alguns lugares da cidade estamos trabalhando esta possibilidade. Votuporanga tem apenas um espaço destinado ao passeio de bicicletas, localizado no Distrito Empresarial, em frente à Coacavo, e de forma precária”, disse Casali.
De acordo com o secretário, em cidades maiores, há pessoas vestidas de terno e gravata e que vão ao trabalho de bicicletas. “Além de implantar, precisamos trabalhar a cultura para população para a utilização deste tipo de veículo. Tenho o desejo de começar este trabalho em alguns pontos, destinando o espaço para passeio aos domingos. Assim, as famílias vão se adaptando com a ideia”, contou.
Casali afirmou que nos distritos empresariais é possível notar que há muitas pessoas que possuem bicicleta em Votuporanga.
Bicicletários
Os quatro bicicletários serão implantados na área central da cidade, na Praça São Bento, Concha Acústica, rua Mato Grosso e Poupatempo. “As pessoas não vão ao centro de bicicleta pela falta de local para parar. Elaboramos um projeto barato, bonito e moderno com um arquiteto, que deve agradar a população”, destacou.