Números de Votuporanga somam benefícios oferecidos pelo Bolsa Família, “Minha Casa, Minha Vida”, ProUni, Fies e Pronatec
Bolsa Família beneficia 6.136 pessoas na cidade
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
São mais de nove mil famílias beneficiadas com os programas do Governo Federal em Votuporanga. Os números somam Bolsa Família, “Minha Casa, Minha Vida”, ProUni, Fies e Pronatec. Porém, a quantidade não fez com que a candidata à reeleição Dilma Rousseff conquistasse a maioria dos votos dos eleitores da cidade, na disputa pela presidência da República ocorrida no último domingo.
O número de estudantes atendidos no município é expressivo. A Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) oferece 393 bolsas por meio do Prouni; 940 pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego); e ainda recebe 1.359 estudantes por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Além disso, 2.022 famílias são beneficiadas com o Bolsa Família em Votuporanga, o que totaliza 6.136 pessoas. Os dados são da Secretaria de Assistência Social.
Já o programa “Minha Casa, Minha Vida” beneficiou cerca de 540 famílias com unidades habitacionais da Prefeitura de Votuporanga.
Mesmo com todos estes benefícios, Dilma ficou com 15.709 votos na cidade, enquanto para Aécio foram 35.674.
Depoimento
Alguns comentários de não simpatizantes do PT (Partido dos Trabalhadores) foram que a vitória de Dilma Rouseff somente aconteceu porque os beneficiários do Bolsa Família temeram ter o programa cancelado, caso Aécio Neves assumisse. Porém, há quem tenha opinião contrária.
Camila Aguiar Minante, 34 anos, recebe o Bolsa Família referente às duas filhas. Por mês, são R$ 134, dinheiro utilizado para os custos da família.
Apesar de ter o dinheiro mensal há alguns anos, ela disse que não votou em Dilma. Camila leva a opinião de que o PT estaria “manchado”, depois de algumas denúncias. Para ela, quem deveria vencer era o candidato do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Aécio Neves.
“Tinha que ter dado uma chance de mudança pro Aécio. Não é porque ganho o Bolsa Família que me sinto na obrigação de votar no PT, como alguns acreditam. Meu voto e vontade de mudar o país não têm preço”, disparou.