Nível da represa está baixo e depende de chuva para aumentar o volume de água
Karolline Bianconi
A segunda-feira foi nublada e com algumas pancadas de chuva. O clima ficou mais agradável e refrescou o calor intenso da última semana, mas ainda é necessário chover. Isto porque a represa da Saev Ambiental, responsável pelo abastecimento de 35% da população, ainda precisa receber mais água.
Segundo o registro da Saev, foram 0,8 milímetros de chuva na madrugada de segunda.
O site Clima Tempo informa que para esta terça-feira haverá sol o dia o todo, com muitas nuvens de manhã; à noite, muita nebulosidade.
Amanhã, quarta-feira, sol com algumas nuvens, mas não chove. Na quinta-feira, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Na sexta, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Multa
A reportagem do jornal A Cidade divulgou com exclusividade que a Saev voltaria a multar a partir desta semana, caso não chovesse. A medida visava que a população usasse água com consciência. Em nota, a comunicação da autarquia informou que a data ainda não está definida. As multas só foram aplicadas em um período, de 18 de setembro a 5 de outubro e seu retorno ainda não está definido.
Racionamento
Votuporanga pode ter racionamento de água dentro de 20 dias, caso não chova. A Saev ainda não estudou o horário que a medida será aplicada, mas garante: toda a cidade será afetada, não somente um bairro ou região, como ocorre quando há manutenção em poços ou até falta de água
A autarquia vai esperar as chuvas que estão previstas para os próximos dias para ver a reação da represa de captação, para depois tomar uma decisão quanto ao racionamento.
O fornecimento de água bruta (água retirada direto da represa, sem tratamento) para os caminhões-pipa ainda não está suspenso.