Objetivo é informar a população, principalmente as mulheres, de como proceder nos casos de qualquer tipo de violência
A Prefeitura de Votuporanga, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), promove nos dias 27 e 29 de novembro mobilizações referente a “I Semana de Combate à Violência Contra a Mulher”. A ação tem como objetivo informar a população, principalmente as mulheres, de como proceder nos casos de qualquer tipo de violência.
A abertura do evento acontece na quinta-feira (27/11), das 19h30 às 22 horas, na praça São Bento, com mobilizações artísticas e panfletagem com orientações de profissionais da saúde.
No sábado (29/11) a ação vai acontecer na Concha Acústica, das 10 às 13 horas, e também contará com várias atividades artísticas e exibição de um vídeo abordando o tema.
Segundo a assistente social e coordenadora do CRAM, Marcilene Raymundo, “o foco da intervenção do Centro é prevenir futuros atos de agressão e promover a interrupção do ciclo de violência”.
O CRAM
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher implantado há dois meses em Votu-poranga é uma unidade pública vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. O órgão é um espaço de acolhimento, atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico para a mulher em situação de violência. Visa proporcionar o atendimento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência vivenciada pela mulher e sua família, tentando contribuir para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.
O CRAM segue as instruções da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, bem como da Lei Maria da Penha e de outras legislações. Porém, devido a demanda apresentada pelo município de Votuporanga desde 2008 o Serviço de Atendimento à Mulher Vítima de Violência vinha sendo prestado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que ao perceber a complexidade da questão fundou parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher, com intuito de ter acesso as mulheres que sofreram qualquer forma de violência tipificada pela Lei Maria da Penha. Nesta ocasião o órgão se deparou com elevados indicadores de violência contra mulheres verificando a necessidade de implantação do CRAM, formado por equipe multidisciplinar ampliada e especializada para este tipo de atendimento.
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência está na rua São Paulo, 2959, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h. O telefone é (17) 3423-5367.