Deputado apresentou discurso de 25 minutos na plenária em Brasília e destacou realizações durante os dois mandatos
Parlamentar justificou os trabalhos em prol do Noroeste
Fábio Ferreira
fabio@acidadevotuporanga.com.br
Em tom de despedida, na tarde de ontem, o deputado federal João Dado (SD) usou a plenária da Câmara Federal para fazer um balanço sobre os oito anos de mandato em Brasília. No discurso, de 25 minutos, o parlamentar enumerou conquistas e agradeceu colegas e familiares. Ao fim, deputados de diversos estados enalteceram o trabalho do votuporanguense e lamentaram a não reeleição de Dado.
O parlamentar justificou os trabalhos em prol do Noroeste Paulista. “Fui eleito com honrosos votos de milhares de votuporanguenses, de colegas e amigos fiscais e de paulistas, sobretudo, os residentes no Noroeste Paulista. Nada mais justa e razoável que dedicasse especial atenção ao desenvolvimento dessa região. Foram muitas as minhas ações com esta finalidade. E penso que consegui contribuir de maneira efetiva na qualidade de vida desses cidadãos”.
Entre as diversas conquistas, Dado fez questão de dar destaque a uma. “Um programa fabuloso do Governo Federal permitiu a entrega de retroescavadeiras niveladoras e caminhões basculantes a dezenas de municípios para recuperação de estradas”, afirmou.
Na área do esporte, ele também relembrou sua contribuição. “Tenho orgulho de ter participado da emenda do esporte que fixa novas regras ao direito de isenção fiscal para entidades que incentivam a área”.
Após encerrar seu discurso agradecendo o apoio de sua família, deputados enalteceram o trabalho de Dado. Amauri Teixeira, do PT pela Bahia, foi o primeiro a saudar o votuporanguense. “Confesso que fiquei pasmo pela sua não reeleição. Pela seriedade e humildade, o senhor fez aqui um balanço modesto, o senhor é um parlamentar exemplar. Seu estudo e dedicação deveriam ser seguidos por todos. Essa Casa de Leis perde muito com sua saída”.
Emanuel Fernandes (PSDB-SP) pediu a palavra. “Sou um votuporanguense de origem e sei o quanto o senhor é importante para aquela região. Você é um grande orgulho e sai daqui de dever cumprido e cabeça erguida”.
Por fim, o deputado Júlio Cesar, do PSD (Partido Social Democrático) do Piauí, criticou eleitores de São Paulo pela não reeleição de Dado. “O povo de São Paulo não foi justo com você. Além de ser um dos melhores deputados do seu estado, da sua classe, é um dos melhores do Brasil. São Paulo não tem noção da perda que terá com a saída de vossa excelência. Foram diversas brigas e batalhas por conquistas para o seu estado. Só peço que o senhor não fique distante e esteja sempre por aqui nos visitando, pois irá fazer muita falta”, finalizou.
Apesar do tom de despedida no discurso, Dado tem ainda mais um mês e meio de trabalho na Câmara Federal. Ele revela nos bastidores a intenção de “dar um tempo” na política, porém, entre a cúpula do Solidariedade, ainda existe a possibilidade do deputado Paulinho da Força (SD) assumir cargo no Governo Estadual, assim João Dado, que é o primeiro suplente do partido, seguiria como parlamentar.