Leidiane Sabino
Criado em junho de 2012, o programa de internet gratuita conseguiu até o momento a adesão de 64 residências da Zona Norte de Votuporanga. O investimento da Prefeitura fica em torno de R$ 4 mil por mês para manter o serviço. Em janeiro do ano passado, a iniciativa atendia 30 casas.
Considerando que a média populacional da Zona Norte é de aproximadamente 25 mil pessoas, é muito baixa a quantidade daqueles que buscaram pelo programa. A Administração Municipal acredita que o número de residências que aderiram ao programa retrata a grande acessibilidade de serviços de internet oferecidos pelo mercado. Porém, a intenção é dar continuidade e manter o programa naquela região da cidade.
A iniciativa de oferecer este serviço gratuito surgiu do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, que conheceu o trabalho realizado na cidade de Araraquara e apresentou a ideia ao prefeito Junior Marão. Os recursos para a implantação foram provenientes da economia gerada pela Câmara Municipal durante a gestão de Meidão como presidente. Ele destinou o dinheiro que sobrou para que Marão investisse na proposta.
Como ter acesso:
Para ter acesso o morador precisa de um computador que esteja dentro da área de abrangência da tecnologia WI-FI, ou em algum local público que opere rede sem fios (Wireless). Para receber o sinal da rede na residência, o morador precisa de um equipamento de recepção (antena externa) para rede sem fios (Wireless). A Prefeitura não fornece equipamentos nem suporte técnico para o acesso à internet. Portanto, a compra do kit de instalação (antena + aparelho de recepção para rede sem fios) é responsabilidade do usuário. Vale ressaltar a importância de se contratar serviços de técnico ou empresa de confiança, e na hora de fazer a compra, deve-se certificar de que todos os equipamentos devem estar homologados pela Anatel.
Mais informações pelo site da Prefeitura (www.votuporanga.sp.gov.br) ou pelo telefone 3405-9700.