Entrega simbólica de uma das chaves, feita pelo deputado federal Floriano Pesaro
Isabela Jardinetti
O prefeito Junior Marão revelou durante a entrega das 46 casas dos Conjuntos Habitacionais Vila Ipiranga I e Vila Ipiranga II, que os moradores do Matarazzo e Esmeralda também serão contemplados com o programa de desfavelamento. No início de 2015, as casas do bairro São Cosme, que também faziam parte de uma favela, serão entregues.
“Essa é a última favela que estava faltando para tirarmos de Votuporanga, pois a nossa meta é que até o fim do mandato entregar essas casas e deixar nosso município livre de favelas”, disse.
Sobre a entrega das casas de ontem, Marão ressaltou a importância da parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano). “Conheço bem a realidade das favelas de nossa cidade, desde 2008, quando iniciei minha carreira política. Estive nas casas dessas pessoas e vi a realidade de morar em um lugar, que quando chove, molha dentro. Foi um trabalho árduo conversar com essas famílias, conseguimos fazer o aluguel social, até que, enfim, as casas ficaram prontas”, disse.
Estiveram presentes no evento vereadores, secretários, o gerente regional da CDHU de São José do Rio Preto, Antonio Rogério Gate, e o deputado federal Floriano Pesaro, que esteve na cidade na tarde de ontem para se colocar à disposição da Administração para trazer recursos e investimentos ao município.
Residências
Com 43,50 m² de área construída, as casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis possuem piso cerâmico em todos os cômodos, laje, cobertura de estrutura metálica e muretas de divisa entre os lotes. As unidades estão preparadas para instalação de aquecedores solares, que serão colocados posteriormente.
Foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões no empreendimento, viabilizado por meio de parceria entre o município e a CDHU. O loteamento conta ainda com rede de água e esgoto, iluminação pública e ruas asfaltadas. Os novos mutuários terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento habitacional que é subsidiado pelo Governo do Estado e cujas parcelas calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários vai desembolsar 15% dos rendimentos.