Administração faz acordo com Sansaúde e aposentados só pagarão 20% do serviço ao invés de 50% como estava firmado
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Durante a sessão da Câmara de ontem, os vereadores debateram sobre o decreto que determina o pagamento do plano de saúde dos servidores públicos municipais. Também na noite de ontem, a Prefeitura informou uma nova decisão que tomou com relação ao assunto, agora, os aposentados pagam 20% do benefício e não mais 50%.
O vereador Jura (PT) informou que a Prefeitura iria revogar o decreto. Com a ação, Jura retirou a moção de repúdio referente à medida tomada pela Administração Municipal.
“Fizemos a moção semana passada, mas muita coisa aconteceu. Essa minha proposta causou um rebuliço na cidade, deixando as pessoas indignadas com o Poder Executivo”, falou Jura.
O vereador comentou que esteve com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Inácio de Oliveira Pereira, com o advogado do sindicato José Roberto dos Santos, e o secretário de Gestão Administrativa do município, Miguel Maturana, e o prefeito Junior Marão.
“O prefeito entendeu que se ele continuasse com esse decreto seria muito ruim para ele. A retirada dessa moção foi feita com um único objetivo, a criação de outro decreto com as novas propostas. É um avanço, pois quem pagaria mais seria o aposentado”.
Após essa declaração, outros vereadores também comentaram sobre o assunto, todos querendo o mérito de alguma forma pela conquista. Edilson Pereira Batista (PSD) foi um dos percussores da luta da classe. Ele fez uma reunião com o prefeito e membros do sindicato dos agentes de saúde.
“Graças ao bom senso do prefeito, que hoje esteve nessa Casa de Lei, dizendo que revogaria o decreto, os servidores ganharam este benefício. Eu, como sindicalista que sou, sempre vou lutar pela classe”, disse.
Já Douglas Lisboa (PSDB) também alegou que é um dos vereadores que mais tem interesse na conquista, já que também é um servidor municipal.
O líder de governo, Silvio Carvalho (PSDB), falou que dessa maneira, sai ganhando a Câmara Municipal, o Poder Executivo e, principalmente, o servidor. “Nessa altura do campeonato beneficiamos a todos”.
Posição
A Prefeitura informou que conseguiu acordo com o Sansaúde. Com isso, pela tabela atual, os funcionários – ativos e inativos – contribuirão com R$ 26 por mês.
“É uma conquista importante, pois conseguimos estender o benefício do funcionário ativo para o aposentado, sem que haja diferença da mensalidade conforme a idade”, disse o prefeito Junior Marão. Essa tabela é reajustada anualmente pela empresa, porém, a contribuição sempre será mínima.
A Administração oferecia plano de saúde integral a todos os servidores. Porém, segundo Miguel Maturana Filho, caso essa medida não fosse tomada, os aposentados seriam automaticamente excluídos do plano ou teriam de pagá-lo integralmente, perdendo inúmeros benefícios em um momento muito importante de suas vidas.