Da Redação
Na manhã de ontem, os radares fixos começaram a ser substituídos depois da mudança de empresa que presta serviço ao município. A LaserTec assume o lugar da NDC Tecnologia, que iniciou o sistema na cidade. Atualmente, são quatro equipamentos distribuídos em pontos diferentes de Votuporanga, que registram o excesso de velocidade e geram multas.
Os equipamentos trocados são mais modernos e precisos, e registram o excesso de velocidade a 100m de distância do ponto fixo. Motociclistas também não passarão ilesos dos novos aparelhos. As multas aplicadas aos que excederam os 50km/h tem uma variação gradativa de R$85,13 a R574, 00, e pontuação na carteira de 4 a 5 pontos.
Para a Secretaria de Trânsito, a conscientização ainda é a melhor maneira de educar cidadãos para o trânsito, porém, a medida adotada pelo município, de implantar radares, é necessária para que se punam aqueles que não obedecem aos limites estipulados. A pasta garante que arrecadação com as multas é 100% revertida em melhorias ao próprio trânsito.
Apesar das mudanças nos equipamentos, os pontos fixos ainda não estão em funcionamento. Apenas o radar móvel, que está sendo operado pela Polícia Militar por meio da Atividade Delegada, registra as infrações na cidade. Ontem, entre às 9h e 17h, ocorreu a primeira experiência de funcionamento do aparelho itinerante.
Até o dia 5 de dezembro, o equipamento percorrerá os eixos binários, cujo limite de velocidade é de 50 km/h. As ruas que farão parte da operação são: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, das Bandeiras, General Osório, das Américas, Tigabi e Itacolomi.
A localização do radar móvel ficará disponível sempre no site da Prefeitura de Votuporanga, onde será atualizado semanalmente, no link Cidadão, item Fiscalização Eletrônica.