Moradores que não tiverem condições de levar materiais aos Ecotudo’s poderão acionar autarquia; medida começa em 2015
Oscar Guarizo disse que coleta integral de materiais recicláveis será feita pela Converd
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A Saev Ambiental inicia em 2015 uma ação que visa inibir o descarte irregular em terrenos baldios, estradas e vicinais da cidade.
Quem tiver em casa materiais recicláveis e, por alguma circunstância, não possuir condições de destinar aos dois Ecotudo’s da cidade, poderá ligar e agendar uma data para que funcionários da autarquia façam o recolhimento.
O anúncio da medida foi feito na manhã de ontem pelo superintendente da Saev, Oscar Guarizo, durante a abertura do seminário de resíduos sólidos.
Ele disse que uma equipe estará empenhada para fazer o recolhimento e que os trabalhos começam em janeiro de 2015. Porém, o recolhimento só será feito mediante uma justificativa aceitável, como por exemplo, a falta de um veículo para levar respectivo material até os dois pontos de coleta. “É uma maneira também para evitar que as pessoas levem lixo em terrenos baldios e estradas”, falou.
Para o próximo ano, mais novidades. Agora, a coleta urbana de materiais recicláveis também será de responsabilidade da Saev, por meio da empresa vencedora da licitação – no caso, a Converd. A Coopervinte também fará sua parte. “Hoje é feita de maneira mais simples, por meio de um pedido. No processo de licitação aberto e já encerrado, fizemos esta exigência, e a empresa deverá fazer 100% da coleta de materiais recicláveis”, explicou.
Caberá para a Coopervinte receber e fazer a separação dos materiais para, possivelmente, serem vendidos.