Objetivo da data é promover reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a igualdade racial
Lena acredita que o maior legado que o negro deixou foi a força do trabalho
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Na próxima semana, será
lembrado o dia da
“Consciência Negra”, para falar sobre o tema, o jornal A Cidade conversou com Maria Madalena Moreira, conhecida como Lena, que é presidente do Conselho de Participação do Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN).
Esta é a segunda vez que Lena está à frente dos trabalhos do conselho, que tem a função de fiscalizar as ações do Poder Público, que favoreçam a etnia negra. Sobre a programação da semana que vem, ela falou de alguns banners que já estão fixados em alguns pontos da cidade com informações sobre alguns personagens que fizeram história no Brasil.
“Além desses banners teremos no dia 22, que é no sábado, várias apresentações dos projetos de afro reggae da cidade, rodas de capoeira com um aulão, além do batizado dos capoeiristas”.
Opinião
Sobre a data, Lena acredita que o negro não deveria ser lembrado só em uma determinada época.
“A questão do negro é muito complexa, esta não é uma data comemorativa, porque a consciência negra não é uma festividade, é um momento de reflexão para as pessoas. A raça é muito subjulgada, os jovens negros são os que mais sofrem assassinatos em relação aos brancos, são os menos alfabetizados e recebem os menores salários”.
Ela ainda comentou que para o negro “vencer na vida”, ele tem que ser melhor duas vezes para ter o devido reconhecimento da sociedade.
“Nós já trazemos uma carga de preconceito muito grande. Em todo o lugar ele existe, não é só em Votuporanga. Geralmente quem sofre não revela que foi alvo de racismo, é algo muito velado, muitos se sentem com vergonha de falar”.
Legado
Para Lena, ao contrário do que as pessoas pensam, a maior herança que o negro deixou para o Brasil não é a bagagem cultural. “Por mais que tenhamos uma cultura muito forte no país, o maior legado do negro é a força do trabalho. Após a abolição, o negro continuou sendo o maior trabalhador, tanto que hoje em dia, os serviços mais pesados ficam a cargo de pessoas negras”.
Agenda
Mostra de Banners Personalidades Negras
Período: 7 a 14
de novembro
Local: Escola Municipal de Artes, Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Supermercado Santa Cruz (Lojas 1 e 3)
Dia 17/11
Evento: Oficina de Maculelê
Apresentação: Comunidade e alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/Unifev
Local: Campus Centro da Unifev, das 14h às 16h30
Dia 20/11
Evento: Apresentação do Projeto Axé Criança
Local: Campus Centro da Unifev, às 9h
Dia 20/11
Evento: Apresentação dos Grupos de Capoeira Alvorada e da Secretaria de Esportes e Lazer
Local: Cidade Universitária, às 21h
Dia 22/11
Evento: Desfile Projeto Axé Criança
Local: Rua Amazonas entre as ruas Mato Grosso e Alagoas, às 9h
Dia 22/11
Evento: Aulão com os grupos de capoeira Alvorada e o da Secretaria de Esportes e Lazer com participação de 16 cidades da região
Local: Praça Cívica Prof. Benedito Lopes de Oliveira, às 11h
Dia 22/11
Evento: Batizado de capoeira e troca de cordas
Local: Ginásio Poliesportivo Mário Covas, às 16h