A avaliação é considerada o principal meio de acesso às instituições de ensino superior do país
Talita segura o cartão de confirmação para a avaliação
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa hoje com prova na parte da tarde, e continua amanhã. Serão 4,5 mil estudantes que comparecerão aos dois campi do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev). Os portões serão fechados, pontualmente, às 13 horas.
A avaliação é considerada um importante índice da educação brasileira, e o principal meio de acesso às instituições de ensino superior do país.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.
Hoje, primeiro dia do Exame, serão abordados os temas: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Amanhã, os candidatos deverão escrever uma redação e responder às perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Dicas
Segundo o coordenador do Ensino Médio do Colégio Unifev, Nelson Bueno Assumpção, o momento agora é de tranquilidade e de preparo psicológico para o exame.
“O Enem é uma verdadeira prova de resistência física e equilíbrio emocional. Nesse momento, é preciso evitar a exaustão e ficar tranquilo. Na hora da prova, o candidato dever ler com atenção todas as questões, começando pela que mais tem afinidade”.
Nelson também orientou a não deixar nenhuma questão em branco no papel de respostas.
“Também é sempre bom levar uma garrafinha com água, um chocolate ou um biscoito. Por isso, é importante estar atento ao horário, para evitar algum tipo de stress ou, até mesmo, a possibilidade de ficar de fora dessa importante oportunidade,” ressaltou.
Expectativa
A estudante Talita Canuto Vicentini, de 17 anos, conta que está bem ansiosa para fazer a prova. Este é o primeiro ano que ela realizará o Enem. “Tenho medo de não obter a nota necessária que preciso para tentar uma vaga no Prouni”, conta.
Talita quer fazer faculdade de odontologia, e para isso se preparou ao longo do ano para prestar o exame. “Separei duas horas do meu dia para estudar todas as matérias, além de reforçar aquelas que tenho mais dificuldades. Agora é ter calma e confiança para responder as questões”.