O curso foi realizado no Posto de Bombeiros de Votuporanga e também em aulas externas para os treinamentos práticos
Da Redação
Durante 45 dias, militares do Corpo de Bombeiros estiveram em treinamento intensivo para o curso de formação de mergulhadores. Foram 18 alunos que, após uma criteriosa seleção que inicialmente teve 36 bombeiros, ficaram apenas aqueles que passaram pelas provas físicas, de resistência, apneia e psicológica.
O curso foi realizado no Posto de Bombeiros de Votuporanga e também em aulas externas para os treinamentos práticos, em rios e mares. De acordo com o tenente Coronel Ricardo Garcia, os militares saem aptos a fazer o resgate de vítimas de afogamento e busca de cadáveres. “Foi uma excelente turma. Todos estão prontos para atender a comunidade com ética e preparo”, disse.
O curso acontece uma vez por ano e as primeiras aulas são feitas em piscinas, em seguida em rios ou mares. A cada etapa, os militares evoluem na profundidade e periculosidade do ambiente mergulhado, justamente para quando houver uma situação de risco eles saibam como lidar com a situação, que é eminente para a profissão. Eles praticam inicialmente exercícios com os olhos vendados, simulando uma situação de águas turvas, onde na maioria das vezes é o ambiente real no dia a dia dos Bombeiros.