O III Festival de Tempo Integral vai reunir hoje, a partir das 20h30, na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, alunos de 12 Centros de Educação Municipal (CEM) da Secretaria da Educação da Prefeitura. O evento consiste em apresentações circenses e de capoeira, além de vários estilos de dança e música, desenvolvidos pelos estudantes durante as aulas do Tempo Integral.
A Escola de Tempo Integral promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, sob a coordenação da escola e dos professores.
Para a secretária da Educação, Silvia Rodolfo, “além de valorizar e reconhecer o aprendizado que as crianças tiveram ao longo do ano, o festival é uma oportunidade de apresentar a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas”.
Atualmente a Escola de Tempo Integral atende 1352 dos 3500 alunos matriculados no Ensino Fundamental da rede municipal. As aulas acontecem no contra turno, ou seja, se o aluno estuda no período da manhã participa do projeto à tarde e vice-versa.
Escola de Tempo Integral
O Programa teve início em 2002, como Centro de Convivência Infanto-Juvenil (CCIJ), em seguida passou a ser o “Clube da Turma” que passou a ser incluído em 2003 em todas as unidades escolares e funcionou até o ano de 2008 com este nome.
A Escola de Tempo Integral teve início em 2009, nos 12 Centros de Educação Municipal (CEM) de Votuporanga e a partir de 2013 o Município passou a contar com a parceria do governo federal por meio do Programa Mais Educação. Atualmente os alunos desenvolvem atividades como: artesanato, letramento, matemática, educação ambiental, saúde e qualidade de vida, capoeira, música, dança, expressão corporal, entre outras.