Lojistas tem expectativa de crescimento de até 20% nas movimentações; empresas esperam recuperar o déficit do ano
Da Redação
As expectativas para o aumento de vendas na temporada do Natal é sempre muito esperada. Neste ano, o comércio sentiu uma forte queda nos números. Considerando a crise geral que afetou o país, muitos culpam a Copa, outros a inflação, fatos que não podem ser desconsiderados, o caso é, dezembro vai recuperar as percas no ano todo.
Para Márcio Henrique Ramalho Matta, presidente da Associação Comercial de Votuporanga (ACV), a expectativa geral para o comércio é de um crescimento perto dos 5% com relação ao ano anterior. Parece um número pequeno, mas tem uma importância significativa para o setor. “Esta é a temporada mais importante do ano em vendas, é tempo de recuperar os números de um ano muito difícil, então é válido que os empresários invistam em suas lojas, seus produtos e nos funcionários”.
Ele falou ainda da importância da contratação temporária e lembra que a ACV há dois meses disponibiliza gratuitamente para seus associados, o departamento de Recursos Humanos, que faz o auxílio das contratações para as temporárias e efetivas. “É necessário investir em treinamentos, para melhor atender um público que fica mais exigente a cada dia”, disse.
A esperança de crescimento nas vendas para esse período é grande, de modo geral o comércio acredita que os números aumentem. Empresários chegam a falar em 20 ou 30%, levando em consideração que o 13º salário já está ai para aquecer o mercado, inclusive já se nota mudanças antes mesmo do horário especial começar.
Hoje será o primeiro dia em que as lojas ficarão abertas até as 18h, no sábado e a partir de segunda até às 22h de segunda a sexta.
Emprego
Como todos os anos, as contratações temporárias movimentam nesta temporada e em alguns casos, desde outubro algumas lojas aumentaram o quadro de funcionários, pretendendo estender até o fim de fevereiro em alguns seguimentos. Como é o caso da loja Impress, que iniciou em novembro suas contratações, porém estenderá até o fim de fevereiro, pois além do Natal à volta as aulas também movimentam o seu seguimento e faz os números crescerem.
Expectativas
Joana Chinilas, gerente da Moda KA, fala em um aumento perto dos 20% e conta que já contrataram 13 funcionários, entre eles segurança, caixa, vendedores, tudo para garantir um bom atendimento.
Mary Oliveira, proprietária da Griffe , conta que já sentiu uma melhora significativa nas vendas e a Griffe MensWaer, teve um número ainda melhor. “Para os homens é mais fácil presentear, além de estarem mais vaidosos”, disse. Já nos preparamos com 2 temporários, um para cada loja além de uma coleção exclusiva para atender homens e mulheres.
Eddy Luis, diretor de marketing Doidão, conta que já fizeram oito novas contratações, que ficarão até janeiro podendo ser efetivados. “Temos uma expectativa de crescimento em torno de 10%. Só neste ano, o Doidão investiu em produtos natalinos, decoração e brinquedos, tudo para compor os 33 mil itens que a loja oferece para os clientes. Enfim, aguardamos confiante o período de Natal”.