ESCAMBO e ORBIT estão no XVI Festival Internacional de
Teatro Pancho Zapata, de 11 a 13 de dezembro, em Rio Turbio
A recém-criada Cia 2 Atos, composta pelos artistas votuporanguenses Alexandro André e Denis Azevedo, estreia o espetáculo ESCAMBO no XVI Festival Internacional de Teatro Pancho Zapata, que acontece de 11 a 13 de dezembro, na cidade de Rio Turbio, Patagônia, Argentina. No mesmo evento, Ticko BBoy Brasil realiza mais uma apresentação internacional com ORBIT, espetáculo produzido em 2014.
Todos os artistas integram o NIAC – Núcleo de Iniciação as Artes Cênicas, mantido pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo. O NIAC funciona como um ponto de encontro, experimentação cênica, pensamento, reciclagem e troca de experiências que congrega artistas iniciantes e profissionais. Uma das missões do Núcleo é servir de plataforma de projeção de artistas de Votuporanga e, dentro desse contexto, acontece esta participação internacional. Ainda em dezembro mais de 30 alunos do NIAC estreiam o espetáculo PANDORA, de 20 a 22 de dezembro, na Concha Acústica de Votuporanga.
Cia 2 Atos
A Cia 2 Atos, composta por Alexandro André e Denis Azevedo, surge com o propósito de explorar o espaço urbano e intervir o mesmo com a linguagem do palhaço como código universal de comunicação. Formalmente criada em 2014, a Cia já mostrou o processo cênico “Imaginarium” com o ator Mikael Kadish dentro da V Mostra Deco D’Antônio, em outubro último. A 2 Atos estreia oficialmente na Argentina com sua primeira obra “Escambo” que marca também a primeira incursão Internacional dos artistas.
“Escambo”
Significa permuta, troca direta em que uma das partes entrega um bem ou produto em troca de outro, sem uso de moeda. O escambo é das mais antigas formas de negociação. O espetáculo “Escambo” retrata, com linguagem do palhaço, a briga pelo espaço, seja ele físico, ideológico ou artístico. Nessa luta por sobreviver e depois de uma intensa disputa os protagonistas descobrem que é possível dividir, compartilhar e que, finalmente, a união faz a força.
Com concepção, pesquisa e interpretação de Alexandro André e Denis Azevedo a criação foi produzida com o apoio do NIAC - Núcleo de Iniciação as Artes Cênicas de Votuporanga, responsável também pelo agendamento da temporada Internacional.
Ticko BBoy
Ticko BBoy Brasil, principal expoente das danças urbanas do Noroeste Paulista, é destacado com participações nacionais e internacionais em Portugal, Equador, França e agora Argentina. O artista possui uma consolidada trajetória individual e também é colaborador permanente do NIAC e da Virtual Companhia de Dança de São José do Rio Preto. Em janeiro de 2015 realiza uma circulação de mais de 40 apresentações pela Fundação Casa.
“ORBIT”
ORBIT é um personagem não humano que pretende estabelecer uma relação de ação e reação com o ambiente criando através do diálogo estético, um território performático, inicialmente com observador, mapeando o ambiente para logo depois estabelecer um diálogo positivo e um contato com a plateia, uma aproximação que humaniza o ORBIT e racionaliza a emoção. A questão remete à reflexão: “De onde você vem? Para onde você vai?”
Interpretado e criado por Ticko Bboy Brasil, com figurino de Mauricio Fuscaldo e Ivani Faria, apoio conceitual de Marcelo Zamora / NIAC - Núcleo de Iniciação as Artes Cênicas de Votuporanga e Trilha Sonora de Marcelo Guerche (FOXP2), ORBIT se insere num estágio unindo som e movimento, e, a partir disso, mostra que é possível construir algo bom o que você tem em mãos.