Coopervinte e outras instituições serão beneficiadas com a aprovação do projeto pela Câmara
Isabela Jardinetti
A Prefeitura de Votuporanga deu entrada esta semana na Câmara Municipal, no Projeto de Lei nº182/2014, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária. O conselho será vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com execução pela Secretaria de Assistência Social.
O objetivo do projeto é de realizar atividades de fomento de assessoria técnica aos empreendimentos econômicos solidários no município, apoiando sua organização e constituição jurídica e fortalecer as redes de cooperação de economia solidária.
Também está incluso a formação de agentes para atuarem nas ações de sensibilização, mobilização e organização das iniciativas do segmento, contribuindo para a formulação de ações para a Política Municipal de Economia Solidária.
São considerados empreendimentos econômicos solidários formalizados no município a Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis), a Cooperar, voltada à confecção de artesanato reciclável, a Cooperfesta, voltada à área de alimentação e horta comunitária, a Cooperativa Ponto a Ponto, voltada à área de costura industrial e as artesãs da Vila Carvalho, ambos ligados a Secretaria de Assistência Social.
“O objetivo será de deliberar, acompanhar e fiscalizar a Política Municipal de Economia Solidária, contribuindo para o efetivo desenvolvimento e execução das ações que beneficiarão diretamente as iniciativas do segmentos formalizados na cidade, gerando trabalho e renda principalmente às famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social”, informou a Prefeitura em sua justificativa do projeto.