A Santa Casa de Votuporanga conta com mais de 160 voluntários, que atuam em diversos setores da instituição
Os palhaços, da Atos e Palhaços doam o seu tempo para alegrar crianças e adultos
Da Redação
Ações solidárias acontecem o tempo todo nos lugares, geralmente são acompanhadas de trabalhos voluntários, desenvolvido por pessoas que doam seu tempo em favor do bem, da solidariedade e da humanização.
E em Votuporanga a realidade não é diferente, contamos hoje com vários grupos voluntários que se dispõe a fazer trabalhos das mais diversas modalidades. A Santa Casa é uma das beneficiadas por esses propagadores do bem, sendo receptora de doações provenientes de arrecadações feitas por esses grupos, como o Bazar do Bem, Campanha Nota Fiscal Paulista e ainda os “Palhaços”, do Atos e Palhaços que doam o seu tempo em prol de alegrar, fazer sorrir e descontrair, não só pacientes mas também o corpo clínico do hospital, funcionários e acompanhantes.
O grupo nasceu há seis anos e é formado por Paulo Ramalho Matta Junior, Aldo Airton Dezan e Bruno Barbosa, que levam aos hospitais e centros de tratamento como forma terapêutica o riso, a alegria , a mágica e a música.
Paulo contou para a reportagem que o trabalho voluntário e de humanização, e trouxe para sua vida uma satisfação imensa .“Fazer o bem, fazer sorrir, levar um pouco de alívio ao sofrimento do próximo, me fez mais humano, mais íntegro, me fez muito melhor, sem contar a satisfação que sinto ao realizar o trabalho voluntário, que é tão prazeroso quanto para quem está recebendo”, disse.
Ele ressaltou ainda, as preocupações e cuidados que devem ser tomados durante as visitas diárias que fazem aos hospitais. “Temos uma grande preocupação com a ética médica, por isso, não falamos sobre doenças, nem sobre religião, apenas levamos a alegria de uma forma terapêutica, que já foi comprovado que ajuda na recuperação desses doentes, além dos cuidados com a higiene”.
O grupo atua todos os dias da semana em escala pelos hospitais do Câncer de Barretos, Hemocentro de São José do Rio Preto, Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto e Santa Casa de Votuporanga, dedicando 100% do seu tempo ao voluntariado.
Bazar do Bem
O Bazar do Bem é outra ação que envolve voluntários, são 20 mulheres de Votuporanga que trabalham diariamente na “lojinha”. Construída em agosto deste ano, com recursoa próprioa e ajuda de empresas parceiras da cidade, o bazar fica anexo à Santa Casa e oferece para a comunidade produtos confeccionados por voluntárias e peças vindas de doação da própria comunidade ou comércio. O valor arrecadado já tem destino certo, é utilizado como forma de recursos para os setores do SUS (Sistema Único de Saúde) que necessitam.
Para Dayse Góes Lievana , presidente do Bazar do Bem, a satisfação de ser voluntária é inexplicável, só sendo uma para entender. Ela conta ainda que a maioria dos clientes que procuram o bazar são pessoas muito simples e que compram, mais na intenção de ajudar do que consumir.
“ Nos realizamos por isso, pois estamos fazendo o bem , somos voluntárias, doamos nosso tempo e encontramos pessoas com a mesma intenção, de ajudar , isso é muito gratificante”, diz dona Dayse.
A Santa Casa de Votuporanga possui hoje mais de 160 voluntários e valoriza a importância desses e se coloca à disposição para quem deseja se cadastrar, basta entrar em contato pelo telefone (17) 3405- 9139.