População vai conseguir ver pelo celular a localização dos ônibus que passam em seu bairro
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Toda a frota de ônibus que compõe o transporte público coletivo urbano de Votuporanga, ou seja, nove veículos, vão receber nos próximos dias os aparelhos de GPS, que vão indicar aos usuários o posicionamento de cada um deles, diariamente.
De acordo com a Prefeitura, todos os aparelhos estão prontos, restando apenas iniciar a colocação deles nos ônibus.
O funcionamento será simples, através de um aplicativo no celular, qualquer pessoa poderá acessar, em tempo real, e ter a informação onde seu ônibus está e em quanto tempo chegará ao ponto que ele aguarda.
A intenção da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, é garantir melhorias aos usuários. “Hoje, o celular faz parte da vida de quase todo mundo e, com muita facilidade, norteará a pessoa a ter informações precisas sobre horários, itinerários, etc” explicou por meio de nota.
Esta é a primeira etapa de um projeto que promete trazer mais comodidade para a população. Posteriormente, será colocado um painel eletrônico no Terminal Central de Ônibus na Praça da Matriz para qualquer pessoa visualizar o horário de cada linha e quanto tempo falta para chegar no ponto final, assim como acontecerá com o aplicativo do celular.
“Nosso transporte coletivo é maravilho, com acesso em 100% deles a pessoas deficientes e cumprimento de horários. Está tudo certo”, destacou o secretário de Trânsito, Alberto Casali.
Além destas melhorias, a cidade vai ganhar 27 câmeras de segurança, que serão instaladas nos pontos finais de transporte coletivo, no cruzamento da rua Alagoas com a Amazonas e no terminal rodoviário. O sistema de fibra ótica já está implantado.
Na próxima semana haverá também mudança no tempo de integração do transporte coletivo. Atualmente, no decorrer da semana, o veículo demora 40 minutos para completar um ciclo, o tempo passará a ser de 45 minutos para que os motoristas consigam completar o trecho obedecendo as novas velocidades máximas permitidas pela cidade e também evitando multas pelo radar móvel.