Silvão destacou que o local que elas vivem também serve para procriação do mosquito da leishmaniose
Leidiane Sabino
O vereador Silvio Carvalho, o Silvão, em sua entrevista na manhã de ontem na Rádio Cidade, explicou que houve uma reunião na Câmara Municipal recentemente com técnicos que condenaram a criação de galinhas na área urbana.
“O assunto está em debate atualmente com Meidão defendendo a criação das aves como forma de limpar os quintais, mas tivemos uma discussão há vários anos, quando foi implantada a Vigilância Sanitária na cidade. Até então as pessoas criavam galinhas, porcos e outros animais em casa. Foi quando ficou determinado que não poderia criar galinha na cidade. A gente sabe que se não fosse pela questão da saúde pública, por causa da leishmaniose, do mosquito palha, que pode transmitir a doença para os humanos e vive, acho que poderia ter a continuidade á essa prática dentro do município, mas temos também os vizinhos que reclamam, o galo que acorda aquele que estava trabalhando”, disse.
Silvão destacou que a criação de galinha e ovos é uma forma de renda para a família, mas, o local que elas vivem também serve para procriação do mosquito transmissor da leishmaniose, que já matou nove pessoas em Votuporanga. “Infelizmente, não é porque eu quero ou o prefeito quer, é uma questão de saúde pública proibir a criação da ave, o Meidão sabe disso”, destacou.