Fábio Ferreira
Em resposta ao ofício encaminhado pelos vereadores Mehde Meidão (PSD) e Jura (PT), que propunha a permissão para registro eletrônico de expediente na Câmara Municipal, órgãos consultivos do Legislativo consideraram o pedido inconstitucional. Em contrapartida, o presidente da Casa de Leis, vereador Serginho da Farmácia, sugeriu a instalação de um painel de controle de presença dos parlamentares na Câmara. A medida começa a valer já a partir da próxima semana.
Um monitor ficará afixado na recepção do Legislativo com o nome de todos os vereadores seguido de um indicador que permitirá saber se determinado vereador está ausente ou presente. O controle de chegada e saída de cada parlamentar será feito por funcionários da recepção.
Apesar da sugestão do painel, o presidente do Legislativo afirmou que não compactua com a ideia do vereador cumprir expediente diário na Câmara Municipal. “Se for para ficar o tempo todo na Câmara, eu deixo de atender boa parte dos meus eleitores que são da Zona Norte. As pessoas me procuram no dia a dia na rua, me ligam, e também vão até meu estabelecimento comercial. O vereador não precisa cumprir horário para trabalhar, ele deve estar à disposição da população 24h”, afirmou.
O vereador Mehde Meidão aprovou a ideia e adiantou que vai cobrar uma fiscalização da imprensa quanto a presença de seus colegas na Casa. “O painel pelo menos ameniza a questão do munícipe que fica às vezes horas aguardando um vereador. Ele adentrando a recepção já vai saber a situação de quem está ou não. Durante a sessão de segunda-feira vou pedir para que a imprensa fique atenta ao fluxo deste painel”.
Já o vereador Jura promete ainda insistir na questão de um relatório mensal quanto ao registro da presença dos vereadores, mas concordou que a proposta é interessante. “Se eles falam que é inconstitucional, eu ainda vou procurar algum artifício que me permita registrar as horas que passo na Câmara. Entretanto, a iniciativa é de bom senso e segue o que é feito hoje no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa”.
O presidente Serginho da Farmácia disse ainda que a instalação do painel segue uma proposta de modernização da Câmara Municipal. “Adaptamos as novas cadeiras, vamos colocar mesas individuais para os vereadores, e agora esse painel para atender cada vez melhor os munícipes que nos procuram”.