Todos os projetos expostos foram elaborados integralmente pelos alunos, com monitoria dos professores da instituição
Projetos dos estudantes das unidades urbana e rural serão apresentados na feira da Etec (Foto: Etec)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos das unidades urbana e rural é o propósito da II Feira Tecnológica e Científica da Etec (Escola Técnica Estadual) Frei Arnaldo Maria de Itaporanga, de Votuporanga. O evento será realizado sábado (26), 10h, na sede da instituição, localizada na rua Ceará, 4.360, no bairro Patrimônio Novo, e será aberto ao público.
Entre os cursos participantes estão Administração Integrado ao Ensino Médio, Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Agronegócio Integrado ao Ensino Médio, Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Zootecnia e Técnico em Administração.
Todos os projetos expostos foram elaborados integralmente pelos alunos, com monitoria dos professores da instituição, permitindo que os estudantes coloquem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. A iniciativa também visa mostrar à comunidade local os resultados do trabalho desenvolvido dentro dos cursos técnicos, além de incentivar a troca de experiências entre os visitantes e os participantes.
A feira é gratuita e aberta a toda a comunidade, que está convidada a prestigiar o evento e conhecer as inovações e propostas dos alunos da Etec. “Nossa primeira feira em 2023 foi um sucesso e, este ano, desejamos que a comunidade prestigie nossos alunos, visto que os projetos evoluíram muito em comparação com a anterior, além de nova disposição dos trabalhos em nossa quadra poliesportiva, visando uma maior integração entre os cursos e pessoas”, contou a professora da Etec, Márcia Cavassana.
As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) são instituições de ensino médio e técnico públicas estaduais brasileiras, pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do Estado de São Paulo.
Para ingressar numa Etec, o candidato deve passar por um vestibulinho, processo seletivo aplicado para quem pretende estudar em Escolas Técnicas Estaduais. As Etecs possuem o "Sistema de Pontuação Acrescida", no qual os candidatos que se declararem afro–descendentes recebem 3% de bônus sobre a nota, e aqueles que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública ganham 10%, percentuais que são cumulativos.