Além da mobilização do INSS, município tem mais um órgão de atendimento ao público com serviços prejudicados
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotpuoranga.com.br
Trabalhadores de algumas agências de todo o país decidiram paralisar os serviços desde a última quarta-feira, dia 16. Em Votuporanga, três dos 32 carteiros já estão em greve, outros devem aderir ao movimento na próxima semana.
Segundo a Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect) a paralisação iniciada pelos trabalhadores será mantida por tempo indeterminado. A categoria reivindica aumento de 10%, reposição da inflação em 9% e reajuste no benefício de alimentação. Os trabalhadores também reclamam de mudanças no plano de saúde.
De acordo com os Correios, as agências estão abertas e os serviços, inclusive a entrega de Sedex e o Banco Postal, estão disponíveis. Levantamento realizado na quarta-feira (16) mostra que 90,69% do efetivo dos Correios não aderiu à paralisação — o que corresponde a 108.185 empregados, número apurado por meio de sistema eletrônico de presença. Nesses locais, o movimento está concentrado na área de distribuição — do total de 28.569 carteiros que deveriam trabalhar na quarta-feira nas localidades em que há paralisação, 9.750 não compareceram (34,13%).
Nessas localidades, os Correios estão aplicando o Plano de Continuidade de Negócios, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades, apoio de pessoal administrativo e realização de horas-extras. Caso haja necessidade, a empresa também pode promover mutirões para entrega nos fins de semana. Os serviços de hora marcada postados e entregues no mesmo Estado foram mantidos nas localidades em que não há paralisação.
INSS
Enquanto isso, segue a paralisação dos trabalhadores do INSS em Votuporanga. De acordo com Valdir Petruci, assistente administrativo do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo, regional de Rio Preto, nesta semana o governo deve apresentar uma novo proposta, que será debatida pelas regionais na semana que vem para decidir sobre o retorno às atividades normais. Em Votuporanga, a agência está fechada desde o dia 20 de julho.