O termômetros com registros acima da média estão sob influência do fenômeno atmosférico oceânico El Niño
As altas temperaturas que marcaram Votuporanga e toda a região no fim do inverno seguem pelos próximos dias de primavera. A nova estação, que deu início na última quarta-feira, será quente desde o seu início. O termômetros com registros acima da média estão sob influência do fenômeno atmosférico oceânico El Niño, segundo o Climatempo Meteorologia.
Além do calor intenso, o clima na cidade continua seco, por isso é importante que as pessoas redobrem os cuidados com a saúde. Em recente entrevista para o jornal A Cidade, o médico clínico geral, Jenner Luciano Lopes, que atende no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e no Pronto Socorro da Santa Casa de Votuporanga, disse que com o calor, as pessoas costumam perder mais água do corpo. “A perda da água do organismo já acontece naturalmente e, agora com o calor, é mais intensa. Por isso, a importância da hidratação constante”.
A aposentada, Devanir Cardoso, contou que as temperaturas estão mais elevadas que as do ano passado.”Têm dias que não consigo dormir por causa do calor, coloco bacia com água no quarto, toalha molhada, ligo o ventilador, mas parece que nada ameniza o mormaço quente que fica no ar”.
Já a comerciante Denise Ferreira disse que o calor está afetando a sua saúde. “As fortes temperaturas causam muito mal-estar e problemas respiratórios, então estou tomando muito líquido, colocando bacia com água nos quartos e fazendo inalação, o que já ajuda um pouco”.