Leidiane Sabino
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, fez uma rápida passagem pelo IX Congresso dos Municípios do Noroeste Paulista, na tarde de ontem, com agenda apertada, ele falou por menos de meia hora com os prefeitos e convidados presentes no evento. Para Kassab, a transparência na gestão aproxima os moradores dos seus administradores.
“Destaco como fundamental hoje a eficiência da gestão, ainda mais na conjuntura econômica difícil que vivemos hoje. A primeira ferramenta para isso é a transparência, oportunidade de trazer centenas, milhares de cidadãos que vão ajudar a fiscalizar o funcionamento da máquina pública. Com a transparência, a população passa a acompanhar mais”.
Kassab explicou que os municípios têm recursos para saúde, educação, pagamento dos servidores, transporte e limpeza pública e se sobra algo deve agradecer a Deus. “Quando a população vê que não tem sobrado dinheiro, oferece mais apoio aos seus governantes, por isso ela deve ter acesso de como tem sido investido os recursos”.
Repasse de receitas
Ainda ontem em Votuporanga, o ministro defendeu um novo pacto federativo destinando 30% das receitas tributárias para os municípios e o restante para o Estado e a Federação. Ele sugeriu uma mobilização de prefeitos na defesa desta proposta. Segundo ele, esta é a única forma dos municípios conseguirem sair da crise financeira que se encontram. “Na atual conjuntura, a cidade que ainda não quebrou, vai quebrar”, disse.
Kassab sugeriu ainda que enquanto não tiver um novo pacto federativo é necessário priorizar as parcerias com os governos do Estado e Federal. “Atualmente, os recursos dos municípios são carimbados. É muito difícil sobrar algum dinheiro para investimentos. Tanto, que estamos assistindo o Governo Federal colocando recursos em habitação, saneamento e asfalto, já que as prefeituras perderam a capacidade de investir.”
Para o presidente da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense, Jurandir Barbosa de Morais (Jura), prefeito de Nova Aliança, somente com a união dos prefeitos vai ser possível enfrentar esse momento delicado e difícil que as prefeituras estão enfrentando. “O objetivo do nosso congresso é também promover essa união e a troca de informações para que possamos fazer uma gestão mais eficiente”.
Uvesp
No inicio da tarde de ontem, aconteceu no IX Congresso o Momento Legislativo, destinado aos vereadores da região. O evento, organizado pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo teve a coordenação do presidente Sebastião Misiara. A palestra sobre o turismo como fonte de arrecadação para aumentar a receita dos municípios foi ministrada pelo advogado Luiz Gustavo Cordeiro Gomes. Também nesse espaço, o representante da Febraban – Federação Brasileira de Bancos, Carlos Campos, falou sobre a segurança dos caixas eletrônicos.