Enfermeiros, agentes de controle de endemias e educadores compareceram para solicitar redução na jornada de trabalho
Fábio Ferreira
A 34ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga, realizada na noite de ontem, foi marcada pela participação da população com manifestações no plenário. A reivindicação era a mesma entre enfermeiros, agentes de controle as endemias e educadores: redução da carga horária de 40h para 30h semanais. Cartazes e faixas ficaram expostos durante a sessão. Vereadores se comprometeram a apoiar as reivindicações.
A reivindicação dos agentes de controle as endemias é que a Prefeitura volte atrás da decisão que mudou a rotina de trabalho dos agentes desde julho de 2014. Antes, eles trabalhavam 6h diárias, desde então a carga horária passou para 8h por dia. Eles aguardam apoio dos vereadores para conseguir uma reunião com o prefeito Junior Marão.
Lisandra Arena e Vanessa da Silva, representantes do movimento dos agentes, alegam que a redução para 6h diárias é benéfico tanto para classe quanto para a Prefeitura. “Antes trabalhávamos das 7h30 às 13h45 e conseguíamos encontrar as pessoas em suas casas na hora do almoço. Hoje, com o horário das 7h às 12h30 e depois das 14h30 às 17h, dificilmente encontramos o pessoal em casa”, contou Lisandra.
Já Vanessa da Silva ressaltou a economia que Administração Municipal teria com a mudança. “Com 6h diárias de trabalho a Prefeitura apenas utilizava a van para nos levar e buscar. Agora, são quatro viagens e isso gera ainda mais gasto para eles também”.
Redução de carga horária também motivou educadores de CEMEI´s a estender uma faixa “Educação Infantil de Votuporanga em luto” durante a sessão de ontem. “Somos cerca de 150 educadores e pedimos a redução para 6h para podermos oferecer um serviço ainda mais de qualidade às crianças da nossa cidade. Estamos sobrecarregados com a rotina atual e a grande quantidade de crianças para poucos educadores”, comentou um educador que preferiu não se identificar com medo de represálias.
Praticamente todos os vereadores demonstraram apoio às causas e consideraram justos os pedidos. Os parlamentares se comprometeram a acompanhar a situação para tentar atender os pedidos das três categorias.