Isabela Jardinetti
O município de Votuporanga já apresentou 1275 casos positivos de dengre neste ano. Para esses números não aumentarem ainda mais no ano que vem, o prefeito Junior Marão reuniu profissionais da área da saúde para fazer um “chamamento contra a dengue”. Na manhã de ontem, funcionários da Secretaria de Saúde, vigilância sanitária, controle de endemias e zoonozes e também secretários estiveram reunidos no Centro de Convenções.
“A principal finalidade desse chamamento é o risco que nós estamos vivendo com o problema da dengue, principalmente no estado de São Paulo. Precisamos fazer a nossa parte, por isso em conjunto com a Secretaria de Obras, estamos fazendo arrastões na cidade todas as sexta-feiras para eliminar todo e qualquer tipo de criadouro”, contou o prefeito Junior Marão.
Ele também disse que o valor da multa para moradores e empresas que possuem criadouros de dengue foi dobrado. “Quero deixar claro que todo cidadão erá sujeito a esta multa, e se a pessoa for reincidente, o local terá uma segunda multa, podendo até gerar a lacração da empresa”, disse Marão. Antes, o valor das multas era aplicado em 100 UFM, a partir de agora será de 200 UFM, que pode chegar ao valor de R$585.
A secretária de Saúde, Fabiana Parma, contou que o evento é apenas um começo de uma série de ações que precisam ser feitas na cidade. “Nosso público aqui hoje são os profissionais da saúde, e isso é um começo, para que todos sejam replicadores do nosso recado. Precisamos de ações conjuntas e espero de coração que todos se movimentem nesse trabalho”, contou.
Arrastões
O coordenador do Controle de Endemias e Zoonozes, Nilton Santiago, disse que o primeiro arrastão foi realizado na semana passada no bairro Paineiras. “Tiramos 12 caminhões de possíveis criadouros de dengue das casas”, contou.
A próxima ação deve ser na semana que vem, na Zona Sul da cidade. De acordo com Santiago, os moradores são avisados com panfletos entregues pelos agentes de saúde. “As pessoas podem descartar tudo o que pode ser criadouro do mosquito, material reciclável e lixo orgânico. Esta ação se estende até o fim do ano, até atendermos toda a cidade”, contou.