No combate à dengue e leishmaniose, a Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Obras, realizou nesta sexta-feira (18) a segunda ação da Campanha de Arrastão, que foi promovida no Sonho Meu. A quantidade de inservíveis retirados do bairro ainda não foi contabilizada, no entanto, conforme o secretário de Obras, Waldir Petenucci, a previsão era recolher 110 m³.
A ação deverá ocorrer todas as sextas-feiras até o final deste ano, é o que afirma o coordenador do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) – Nilton César Santiago. “Esta é uma estimativa, levando em conta todo o trabalho desenvolvido pelas equipes de limpeza da Secretaria de Obras, para que percorram todos os bairros de Votuporanga”.
De acordo com o Santiago, após a delimitação da área para o Arrastão, agentes de endemias visitam as residências do bairro para orientar aos moradores sobre os materiais que poderão ser descartados. São eles: isopor, pneus ou qualquer recipiente que possa acumular água parada, além de pequenas quantidades de entulhos (tijolos, telhas e arames). Não serão recolhidos, sofá, colchão e madeiras.
O cronograma de limpeza dos bairros foi iniciado no dia 4 de setembro, no bairro Paineiras. De lá foram retirados 72 m³ de entulhos.
No município de Votuporanga, em 2014 foram registrados 2.859 casos de dengue e 1.428 em 2013. Atualmente no ano de 2015, o município apresenta 1250 casos da doença.