PS continua atendendo, o paciente deve buscar o SAMU, no 192, que funciona como um regulador dos serviços
Para a Santa Casa de Votuporanga manter-se no programa das Santas Casas Sustentáveis, um projeto do Governo do Estado de São Paulo, que classifica a Instituição como Hospital Estruturante é preciso atender a todos os critérios, pois constantemente acontece uma avaliação pela Secretaria Estadual de Saúde e o Departamento Regional de Saúde – DRS XV de São José do Rio Preto.
Dessa forma para atender a uma das determinações, regulação da porta de entrada, que tem como objetivo qualificar e melhorar a assistência à população nos casos de urgência e emergência, nos últimos meses algumas mudanças vem ocorrendo. O Pronto Socorro passou a ser regulado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), onde a população tem acesso por meio do telefone 192.
Essa mudança abrange os 17 municípios da região, incluindo Votuporanga. Todos os municípios estão se adequando e atendendo os pacientes em suas próprias estruturas, alguns casos são encaminhados ao Pronto Socorro, mas somente mediante a regulação do SAMU.
Os casos de atenção básica devem ser atendidos nas UBS – Unidades Básicas de Saúde, nos PSF – Postos de Saúde da Família e nos Consultórios Municipais, de acordo com os horários de funcionamento, de segunda a sexta-feira. Já o Pronto Atendimento deve acontecer na UPA – Unidade de Pronto Atendimento e no Mini Hospital do Pozzobon, que funcionam 24 horas por dia e que estão sendo reestruturados com novos materiais, equipamentos e profissionais, inclusive médicos, para atender a população com qualidade e humanização. O Pronto Socorro deve atender casos de infarto, acidentes graves, AVC (Acidente Vascular Cerebral), queimaduras graves, entre outros casos graves.
Para que esse processo ocorra de forma correta, é extremamente necessária a construção de um espaço físico que controla e orienta a entrada/saída de pessoas e veículos dos milhares de usuários que transitam pela Instituição diariamente. Vale lembrar também, que o projeto da fachada do Pronto Socorro ainda não foi finalizado, pois o hospital está realizando a obra por etapas e o próximo passo será a cobertura da entrada e saída.
“É importante entender que nosso Pronto Socorro continua atendendo o SUS, assim como Convênios e Particulares, a diferença é que o paciente SUS deve sempre buscar o auxílio do SAMU, no 192, que funcionará com um regulador dos serviços de saúde. Durante a ligação os profissionais vão informar para onde o paciente deve seguir ou se o caso for grave enviará uma viatura para buscá-lo”, explica o médico responsável pelo Serviço de Emergência do Município, Dr. Chaudes Ferreira Júnior.
O provedor Luiz Fernando Góes Liévana, destaca que as mudanças surgiram para benefício do próprio paciente. “O objetivo é aprimorar gradativamente o atendimento do Serviço de Emergência, deixando-o cada vez mais organizado, seguro, estruturado e resolutivo para atender os pacientes com humanização. Aos poucos a população compreenderá o quanto será favorecida nessas adaptações.”
Vale ressaltar que nos últimos meses, o serviço de Emergência SUS, atendeu uma média (mês) de 3 mil pessoas, sendo que apenas 1/3 desses atendimentos eram de fato casos graves e emergentes. O restante, são casos de menor ou nenhuma urgência, que, como explicado acima, deveriam ser atendidos em outros serviços de saúde.