Campanha contra a paralisia infantil terminou no dia 10 de setembro, atingindo 88,49% do público-alvo em Votuporanga
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga tem 4.258 crianças na faixa de idade entre seis meses e menores de cinco anos, que são as que devem tomar a vacina contra a paralisia infantil. A campanha de imunização na cidade terminou na quinta-feira, dia 10 de setembro, e apenas 3.768 tomaram a vacina no município, 88,49% do público-alvo; 490 pais se esqueceram de levar os filhos nas unidades de saúde.
Até a tarde de ontem o município não havia recebido nenhum comunicado do Ministério da Saúde prorrogando a campanha. Caso o governo dê mais um prazo, será a oportunidade dos pais esquecidos protegerem seus filhos da doença.
“A meta esperada não foi atingida, mas a procura, de forma geral, foi boa. As crianças que ainda não tomaram a vacina devem ser levadas em uma das unidades de saúde, das 7h às 17h”, destacou a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Danielli Fortilli.
São Paulo não registra nenhum caso de poliomielite há 27 anos. No entanto, o poliovírus selvagem ainda circula nos continentes africano e asiático, principalmente no Afeganistão e no Paquistão. Até julho deste ano, 34 casos de paralisia infantil foram registrados nesses dois países. A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção contra a paralisia infantil.