Profissionais ligados a saúde, educação e assistência social de Votuporanga e região serão capacitados
Leidiane Sabino
Votuporanga será sede do II Seminário Integral de Saúde do Adolescente, um evento regional que acontece no dia 2 de outubro. A psicóloga da Secretaria de Saúde de Votuporanga, Rosely Eleutério, esteve ontem no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para falar sobre o evento e convidar interessados em participar.
“A primeira edição aconteceu na cidade no ano de 1997, quando oficializamos o programa do adolescente. Este evento pretende, principalmente, capacitar profissionais que trabalham com adolescentes nas áreas da saúde, educação, esporte, cultura. E aqueles pais que queiram ter orientação sobre o adolescente, também é interessante a sua participação”, disse Rosely Eleutério.
A psicóloga contou ainda que os principais problemas enfrentados com relação ao adolescente em Votuporanga são a gravidez precoce e envolvimento com as drogas, temas que serão debatidos no evento.
Sobre o evento
O evento é uma realização da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unifev e Secretaria de Estado da Saúde.
Profissionais ligados a saúde, educação e assistência social de Votuporanga e região serão capacitados com o objetivo de fomentar discussões que norteiam o universo adolescente, como sexualidade, gravidez na adolescência uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, Aids, transtornos alimentares e qualidade de vida. O evento é gratuito e as inscrições já podem ser feitas pelo portal da Unifev (www.unifev.edu.br). As vagas são limitadas.
O Seminário será realizado no Centro de Convenções, das 7h30 às 17h e contará com palestras, laboratórios grupais e apresentações culturais. Todas as atividades serão promovidas por profissionais da capital altamente capacitados em saúde adolescente.
O ponto alto do evento será a palestra da ginecologista e coordenadora Estadual do Programa de Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo – Dra. Albertina Duarte Takiuti, que irá abordar os conflitos vividos nesta fase.
Atualmente, Votuporanga destaca-se positivamente quando o assunto é gravidez na adolescência. Entre os anos de 2001 e 2014, o município registrou uma queda significativa no número de adolescentes grávidas, sobretudo, em meninas de até 14 anos. Em 2000, 16 adolescentes nesta faixa de idade estavam gestantes, já em 2014, esse número caiu para quatro – representando uma diminuição de 75%.
Saúde do Adolescente
O Programa Saúde do Adolescente foi implantado em Votuporanga em 1997, atendendo adolescentes de 10 a 20 anos do sexo masculino e feminino, gestantes e não gestantes. Eles recebem orientações em grupos educativos e são acompanhados por uma equipe multiprofissional (ginecologista, pediatra, psicóloga, dentista, enfermeira, fisioterapeuta, educadora perinatal e agente comunitária de saúde) a fim de orientar a gestante adolescente. “A expansão do programa para as unidades de saúde da periferia visa ressaltar a importância do desenvolvimento de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças”, explica a psicóloga.