Calor de mais de 40° nesta semana na cidade deixou os moradores em alerta com relação aos perigos causados pelo sol
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Com termômetros marcando até mais de 40°, o calor tem preocupado os Votuporanguenses e dobrou a procura nas lojas por climatizador, ar-condicionado e ventilador. Para quem trabalha na rua, a situação é ainda mais complicada, a equipe de coleta seletiva de lixo em Votuporanga, exposta ao sol diariamente, toma todos os cuidados para evitar um problema de saúde provocado pelo calor.
Protetor solar, camisetas de manga, bonés e muita água, são os companheiros diários de Vanda Aparecida de Faria e Jair Poltronieri, eles recolhem o material reciclado na cidade das 7h às 11h e das 12h30 às 16h30.
“Só com a ajuda de Deus para suportar tanto calor, porque está quente demais. Usamos protetor solar, luvas e bonés para nos proteger”, disse Vanda.
“A água que carregamos para beber ao longo do dia esquenta rapidinho. Algumas pessoas nos oferecem água gelada e isso alivia um pouco. Enfrentar o sol é difícil”, falou Jair.
Para hoje, a previsão é de temperatura entre 23° e 41°, com sol e aumento de nuvens de manhã. Deve haver pancadas de chuva à tarde de à noite. O final de semana deve ser de chuva também, até a segunda-feira, dia 29 de setembro.
Os termômetros de Votupo-ranga marcaram até 41° ontem na cidade. A umidade relativa do ar era de 32% às 11h, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.