Foram 65 dias de agência fechada em Votuporanga; ainda será definido se haverá plantão para repor o serviço atrasado
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Depois de 65 dias de greve, os trabalhadores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem voltar ao trabalho na próxima semana em Votuporanga. Ainda vai ser definido – com o governo e com os grevistas – se haverá plantão para repor o tempo parado. O dia certo do retorno das atividades ainda será definido.
Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem, e outra em janeiro de 2017.
Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação no país. Em algumas cidades, as agências permaneceram fechadas por 78 dias.
Os funcionários pediam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.
Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país. A paralisação nacional começou no último dia 4 e, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento.
De acordo com a unidade regional do Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo), falta alguns estados definirem se continuam em greve, mas essa possibilidade é mínima.