Após mais de dois meses de paralisação dos serviços, quem não fez o reagendamento vai ter que esperar longo período
Da Redação
Depois de mais de dois
meses em greve, os ser
vidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) voltaram a atender regularmente. Entretanto, de acordo com a gerente da agência de Votuporanga, Neusa Rodrigues, as pessoas que não fizeram o reagendamento, podem esperar mais de 70 dias para serem atendidos. A demora deve-se ao acúmulo de pessoas que já foram agendadas durante os meses que a unidade ficou em greve.
O único serviço que não foi retomado é o de perícias médicas, por causa da continuidade da paralisação de parte dos profissionais, ainda sem data para retorno. Nesse caso, se a pessoa tiver perícia médica agendada, ela deverá ligar para o telefone 135 antes de se dirigir à unidade do INSS, para saber se será atendida. Se não for possível o atendimento, a data da perícia médica poderá ser remarcada por meio do próprio telefone 135.
Em Votuporanga, o movimento na agência foi tranquilo. Cerca de 19 servidores estavam atendendo a população. Segundo a gerente da agência da cidade, Neusa Rodrigues, “as pessoas que realizaram o reagendamento estão comparecendo e sendo atendidas normalmente, sem nenhum problema”.
A gerente ainda disse que para aquelas pessoas que não fizeram o agendamento a demora agora vai ser maior. “Acredito que a espera vai ser de mais de 70 dias, por causa da quantidade de reagendamentos que foram feitos nesses meses de greve, e vai continuar assim até desafogar o atendimento”, afirmou.
Saiba como os atendimentos serão realizados
Para evitar mais transtornos e deslocamentos desnecessários aos segurados, o instituto orienta que, antes de procurar uma agência, o cidadão entre em contato com a Central 135 para obter informações referentes à situação do atendimento e aos serviços disponíveis.
As agências estão atendendo somente demandas espontâneas, sem agendamento, nos casos de entrega e pedido de documentos, por exemplo, e as consultas de perícia inicial que já estão agendadas.
Os demais agendamentos serão adiados nesse primeiro momento e a orientação é que essas pessoas evitem ir até agência e já remarquem o agendamento pelo telefone 135, o mesmo número serve para esclarecer dúvidas.