Secretário de Trânsito, Transporte e Segurança destacou volta do reforço policial nas ruas a partir do início do próximo mês
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O convênio entre Prefeitura de Votuporanga e governo do estado para a manutenção dos serviços da Atividade Delegada terminou em 18 de junho deste ano e ficou suspenso a renovação do contrato, que aconteceu no início de setembro e permite os trabalhos por mais dois anos. Os policiais voltam a atuar nesta atividade no dia 2 de novembro no município.
A Atividade Delegada possibilita que policiais militares auxiliem em ações na cidade durante as horas de folga. Além de aumentar o efetivo nas ruas, a medida visa contribuir para a redução de crimes.
Para o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali, são vários os motivos para o reforço policial prosseguir. Primeiro, a diminuição do número de acidentes com feridos, que segundo ele está ligada com os oito policiais a mais que estiveram às ruas diariamente. Segundo, o aumento das vistorias e patrulhamentos.
Os policias da Atividade Delegada também são os responsáveis pela operação do radar móvel da Secretaria de Trânsito. Neste período que eles não atuaram, a utilização do aparelho ficou por conta dos agentes de trânsito da cidade.
Radares
No dia 17 de outubro completou quatro anos de utilização de radares em Votuporanga. Atualmente, o município conta com 11 pontos fixos e um aparelho móvel.
A localização dos radares é seguinte: ruas Bahia, das Américas, Minas Gerais e avenidas Emílio Arroyo Hernandes (2), Wilson de Souza Foz, João Gonçalves Leite, República do Líbano e Antônio Augusto Paes.
O mais recente é o instalado na rua Bahia, em funcionamento desde o início do ano. A velocidade permitida é de 50 Km/h. A Secretaria instalou o aparelho porque a rua Bahia é eixo binário, o que fazia alguns condutores desempenharem velocidades não compatíveis com a via.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, os radares são ferramentas que contribuíram para a queda de 33% de acidentes com vítimas. “É um instrumento indispensável para aqueles que, infelizmente, não se conscientizam da necessidade de um trânsito seguro. Também é certo que a população está se conscientizando, pois tudo indica que fecharemos o ano de 2015 com um decréscimo de 30% de multas aplicadas nos radares fixos”, afirmou o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali.
Multas
Foram aplicadas 7.510 multas de janeiro de 2014 a setembro de 2015. Com os recursos recebidos, a Administração Municipal fez investimentos no trânsito. “As melhorias são várias, entre as principais: implantação de semáforos, reforço das pinturas pontuais nas vias, placas de conscientização de trânsito nas avenidas, placas orientativas, troca de parte da frota, campanhas de conscientização ininterrupta (desde setembro de 2014), implantação de câmeras de monitoramento para controle de trânsito e segurança, bicicletários, entre outros”, disse Casali.