Da redação
Com a decisão da Secretaria da Educação do Estado, que pretende reorganizar a rede para que as escolas concentrem apenas uma etapa escolar, algumas unidades educacionais de São Paulo poderão ser fechadas. Porém, o dirigente regional de ensino, José Aparecido Duran Neto, afirmou na tarde de ontem que fará de tudo para que isso não aconteça em Votuporanga.
A proposta de reorganização foi anunciada para os dirigentes no final da semana passada. Diante disso, a partir de 2016, cada unidade terá apenas um dos três ciclos: ensino médio, anos finais (6º ao 9º) ou anos iniciais (1º ao 5º) do fundamental. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino e do ambiente escolar.
De acordo com a secretaria do estado, a relocação dos alunos deve respeitar o limite de 1,5 km de distância para a transferência de estudantes. Além disso, será possível ampliar a oferta de ensino em tempo integral. Depois de definidas as escolas que terão alterações, os pais e responsáveis serão avisados. Cada escola terá a obrigação de informar a mudança para 2016.
Durante a semana, duas manifestações aconteceram no município. Foram mais de mil pessoas, entra elas alunos, pais e professores, que se sentiram prejudicados e não concordaram com as mudanças feitas pela secretaria do estado.
Diante disso, na tarde de ontem, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal a pedido do vereador Osvaldo Carvalho. Nela estiveram presentes o dirigente regional de ensino, José Aparecido Duran Neto, os vereadores Osvaldo Carvalho, Jurandir Benedito da Silva, Walter José dos Santos, diretores e professores das escolas estaduais. O motivo foi para esclarecer todas as dúvidas referente a essa reorganização das escolas.
O dirigente regional de ensino, José Aparecido Duran Neto, explicou todos os detalhes da mudança e acalmou os diretores e professores. “Estamos ainda em processo de discussão, porém o único objetivo é melhorar o ensino da cidade. Vamos nos reunir na segunda-feira com todos os diretores das escolas para conversarmos novamente e ver o que é possível fazer, como vamos reorganizar as escolas”.
De acordo com Duran, o planejamento de como tudo vai ficar ainda está sendo decidido. “Entre quarta e sexta vamos enviar a proposta para a secretaria do estado e aguardar o que será resolvido”. Ainda segundo ele, em alguns lugares as escolas vão diminuir, “é um risco que a gente corre, mas estamos trabalhando para que isso não aconteça aqui na cidade”.
Durante a reunião, muitos professores se mostraram preocupados por não saberem qual será o seu destino, mas, segundo Duran, ainda é cedo para saber. “O número de professores que deverão trocar de escola ainda não está definido. A ideia é preservar o docente. Com a mudança, também será possível dar mais aulas na mesma escola, assim, fixamos o professor”, disse Duran.
Duran finalizou dizendo pesquisas mostram que escolas com ciclo único têm aprendizagem 10% mais alta. “O nosso único objetivo é melhorar a educação, com essa separação é possível investir mais em cada ensino e de acordo com que cada demanda pede”.