Não há previsão para instalar os aparelhos nos Centros Municipais de Educação Infantil Professor Valter Peresi e Terezinha Guerra
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Para enfrentar as altas temperaturas marcadas atualmente, a Prefeitura de Votuporanga investiu na compra de aparelhos de ar-condicionado para todas as salas de aula de berçários da rede municipal de educação. Porém duas unidades escolares ainda não receberam o benefício, os Cemeis Professor Valter Peresi e Terezinha Guerra.
A Prefeitura explicou que o Cemei Professor Valter Peresi não existia no momento que foi elaborado o projeto de instalação de ar-condicionado nas unidades, por isso, não constava na previsão orçamentária.
A Secretaria de Educação disse ainda que os aparelhos não foram instalados no Cemei Terezinha Guerra em virtude de a escola estar passando por reforma e ampliação. “Porém, todas as salas utilizadas possuem ventiladores”.
Com relação ao Cemei Valter Peresi, é preciso adquirir um transformador de energia elétrica, que não constava no orçamento da Administração Municipal para este ano letivo. “Porém, todas as salas utilizadas possuem ventiladores. Ainda não temos previsão de data para instalação dos aparelhos de ar-condicionado nestas escolas”, afirmou a secretária de Educação, Silvia Rodolfo, em resposta ao requerimento do vereador André Figueiredo.
O vereador André Figueiredo é quem fez as solicitações à Prefeitura para saber a razão da demora em instalar os aparelhos nestas duas escolas. “Votuporanga é considerada uma das cidades mais quentes do estado de São Paulo e, ultimamente as temperaturas tem se mantidos elevadíssimas, fato que prejudica sobremaneira a saúde das pessoas, sobretudo idosos e crianças”, disse.
Atrasos
A Prefeitura incluiu no seu calendário de inaugurações para as comemorações de aniversário da cidade, em agosto deste ano, três escolas. Devido atraso no cronograma de obras, elas não puderam ser inauguradas.
Estava prevista para 24 de agosto deste ano a inauguração das obras de ampliação e modernização do CEMEI “Dr. Abílio Calile”. Para 9 de setembro, do CEMEI “Luiza Giacomini”. Em 10 de setembro ocorreria a entrega das obras de ampliação e modernização do CEM “Prof. Neyde Tonanni Marão”.
A Prefeitura explicou que houve atraso no cronograma das obras, mas no momento está normalizado. As construções estão em fase final e as empresas se comprometeram a entregar até o fim de dezembro.
O Cemei Dr. Abilio Calile vai atender 60 crianças. O Cemei Luiza Giacomini vai beneficiar 200 alunos e, com a ampliação do CEM Profª Neyde Tonanni Marão, a unidade poderá atender até 400 estudantes.