A Saev vai instalar o novo Ecotudo na Vicinal Nelson Bolotário, cerca de 500 metros da rodovia Pericles Belini
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Responsável pela redução drástica da quantidade de pontos de descarte irregular em Votuporanga, o Ecotudo deve contar em breve com uma nova unidade. A Prefeitura realizou uma licitação, que teve como vencedora a empresa Leandro Antonio Ferreira Mesquita ME, a documentação está nos trâmites finais para que em breve o prédio seja construído.
De acordo com a Saev Ambiental, depois que as unidades de Ecotudo do município foram instaladas, os pontos de descarte irregular no município diminuíram de 120, em 2010, quando o primeiro Ecotudo foi inaugurado, para cerca de 30 pontos atualmente.
O recurso para a construção do novo ponto é proveniente do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), ligado à Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, em virtude da boa colocação de Votuporanga durante a edição de 2013 do Município Verde Azul, quando a cidade atingiu o nono lugar, e recursos próprios da Saev Ambiental com obras complementares orçadas em R$ 35 mil.
Os Ecotudos são opções para que o cidadão tenha onde levar seu lixo, seja ele reciclável ou comum. Este novo ponto funcionará como os dois já existentes no município. A população poderá levar até o local todo tipo de resíduos gerados nas residências votuporanguenses, desde resíduos comum / orgânico (lixo), produtos recicláveis, podas de árvores, até animais mortos (de pequeno porte).
A Saev vai instalar o novo Ecotudo na Vicinal Nelson Bolotário, cerca de 500 metros da rodovia Pericles Belini e tem a intenção de colocar mais unidades como esta em funcionamento, mas ainda sem definição de número e locais. O projeto do superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, é instalar unidades em todas as saídas da cidade.