A prova vai acontecer neste final de semana nos dois campi da Unifev e tem o total de 90 questões por dia, além da redação
Da Redação
Mais de 7 milhões de estudantes de todo o Brasil se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de outubro. Atualmente utilizado como processo seletivo em mais de 1.000 instituições de ensino superior no País, o Enem também é critério na seleção para bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Em Votuporanga, mais de 4.793 estudantes vão participar do exame, que vai acontecer nos dois campi da Unifev.
Em clima de reta final para a prova que é decisiva para muitos jovens, a hora é de calma e revisão. No Centro Educacional Piconzé Anglo, os estudos nessa semana que antecede o exame são totalmente voltados para questões específicas do Enem e, com a ajuda dos professores, os estudantes tiram as dúvidas que ainda restam para assim fazer tudo com muita tranquilidade.
A aluna Lidiane Barbosa tenta controlar a ansiedade, mas não deixa de revisar os conteúdos todos os dias. A jovem está em seu último ano e pretende entrar no curso de Arquiterura pelo Enem. “Além das aulas nas escolas, tento estudar umas 4h por dia. Estou muito ansiosa, mas pretendo manter a calma para fazer uma prova tranquila”, disse.
Já o aluno José Eduardo Quentes Arteta, também do último ano, está mais sossegado e prefere focar agora nas matérias que ele tem mais dificuldade. “Se você tiver domínio sobre determinados assuntos e disciplinas fica mais fácil focar na revisão daqueles em que há maior dificuldade”, comentou.
Para o professor de química Éder Guedes, o Enem possui um caráter diferente de outros exames, pois apesar de ser interdisciplinar exige do aluno a interpretação de texto. “Os enunciados das questões trabalham com o que chamamos de apreensão de sentindo, ou seja, a resposta está na própria pergunta. A dica é relaxar e ler com muita calma e atenção”, ressaltou.
A professora de biologia Solange Matarucco, revela que uma boa saída é fazer um planejamento com base nas provas anteriores e tentar administrar o tempo gasto em cada questão. “Ter calma é fundamental para não perder a concentração no momento da leitura dos enunciados. É preciso muita atenção para não perder pontos por bobeira”, disse.