Coronel Isidro Suita se diz satisfeito com andamento das obras; até o dia 15 de janeiro, os laudos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros serão entregues para Federação
A Federação Paulista de Futebol esteve em Votuporanga na manhã desta quinta-feira (15) para vistorias nas obras da nova Arena Plínio Marin. O prefeito Junior Marão recepcionou e acompanhou o integrante da Federação, Coronel Isidro Suita. Imprensa e secretários municipais também participaram da visita.
O engenheiro da Secretaria de Obras, Gustavo Amaral, inicialmente apresentou a obra através da planta, para que, em seguida, o grupo se deslocasse pelo complexo, onde foram mostrados detalhes estruturais. As arquibancadas são pré-moldadas e já estão na etapa final de instalação. “A previsão de término da montagem das arquibancadas é 30 de outubro. Essa era a fase mais complicada, em termos financeiros”, destacou o prefeito. A Arena possui dois blocos de arquibancadas, um na lateral e outro atrás do gol e terá capacidade média para comportar 8 mil pessoas. O local contará com dispositivos de acessibilidade, camarotes e cabines para imprensa e pode ter sua capacidade plena aumentada para até 20 mil pessoas. Estes espaços deverão ser construídos no próximo ano.
Os gradis, corrimões e parapeitos deverão ser instalados em meados de dezembro. A previsão é a mesma para a conclusão dos sanitários.
As obras nos vestiários e saída para o gramado estão em fase de acabamento, com a instalação do revestimento cerâmico, rede elétrica e pintura. No entanto, desde agosto, uma força-tarefa foi formada por funcionários de diversas Secretarias para adiantar esta etapa. Neste mesmo ambiente, os jogadores terão um espaço de 20 x 20 m2 para fazer o aquecimento antes das partidas. “Aqui, será plantado o mesmo gramado do campo, o que facilitará e muito para os jogadores, que irão preparar-se antes mesmo de seguir para o campo”, conta o prefeito.
O sistema de drenagem de água do campo já está em fase de conclusão dessa etapa; sob o gramado foram feitas as canaletas para a instalação dos tubos de escoamento. “Todo o excesso de água drenada será reaproveitado e irá para um manancial, situada próxima ao complexo” – afirma o engenheiro. A Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga) concluiu na última quarta-feira (14) a etapa de ligação da água para a irrigação do gramado. A expectativa é de que todo o gramado esteja plantado até o dia 10 de novembro.
Marão comentou que a Arena terá um estacionamento amplo, com capacidade para abrigar 2 mil carros. “Além desse estacionamento, a avenida “Mário Pozzobon”, que deve ter suas obras concluídas no fim deste mês, vai permitir a ampliação no número de vagas para carros e motos”.
A área total do Complexo Esportivo, onde está sendo construído o estádio, é de 392 mil metros quadrados junto à Cidade Universitária da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga. Dentro do projeto ainda constam Parque Aquático com piscina olímpica e arquibancadas, vestiários, núcleo de fisioterapia, circuito de skate - inaugurado no ano passado, entre outros.
Após vistoriar as obras do novo estádio, o Coronel, representante da Federação Paulista de Futebol, elogiou a estrutura construída até o momento e disse estar satisfeito com o progresso da obra. “O cronograma está sendo cumprido e estamos muito satisfeitos com o resultado das obras no local”.
Até o dia 15 de janeiro de 2016 os laudos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros serão entregues à Federação. “O prazo estipulado é mais que suficiente para que possamos reunir e encaminhar toda a documentação” – destaca Marão.