Interessados devem procurar o Setor de Fiscalização da Prefeitura até o dia 29; valor é de acordo com metragem
O prazo para as inscrições para os comerciantes ambulantes que queiram trabalhar no Dia de Finados (2/11) está se encerrando. Os interessados devem procurar a Prefeitura de Votuporanga para autorização de atuar nas proximidades do Cemitério Municipal “Petronilo Gonçalves da Silva” e no Cemitério Parque Jardim das Flores até esta quinta-feira (29/10).
Os comerciantes devem fazer o recolhimento da taxa e definir o ponto no setor de Fiscalização que fica no Paço Municipal (Rua Pará – 3227) das 9h às 15h. Para efetivar a inscrição é necessário levar os documentos pessoais. Os vendedores ambulantes podem trabalhar em um ou dois dias e o valor será cobrado pela metragem da barraca. “Os preços variam entre R$ 26,51 (para tenda de três metros quadrados) até R$ 141,44 (para sete metros quadrados)”, disse o responsável pelo setor, Ricardo Gaijutis.
Ele alerta ainda que quem infringir a lei e for flagrado trabalhando sem autorização será penalizado. “Quem não recolher a tempo por alguma eventualidade, poderá procurar o fiscal no dia para pagar a taxa”, complementou. O local utilizado para as barracas este ano será o mesmo, na Rua Nivaldo Hernandes (Saci).
Orientações do Secez
Os agentes de endemias do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizam nesta semana, orientações e distribuição de panfletos informativos no Cemitério Municipal. A ação tem por objetivo diminuir os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, inclusive nos dias que antecedem o Dia de Finados.
Para a educadora em saúde, Ana Carolina Ribeiro é neste período que se verifica um aumento na circulação de pessoas no cemitério. “As pessoas são orientadas a não depositarem objetos que possam acumular água da chuva, como os invólucros plásticos ao redor das flores, copos plásticos e vasos sem areia”, conta a educadora.
Os agentes solicitam aos visitantes para que retirem os plásticos que envolvem as flores antes que as mesmas sejam depositadas próximas aos túmulos; ressaltando a importância de não deixarem vasos ou quaisquer objetos que possam acumular água. “É comum essas orientações na época de finados, mas a prevenção contra a dengue deve ser permanente e com a colaboração de todos”, destacou Patrícia Amâncio, também educadora em saúde.