Da redação
Hoje é comemorado o dia Nacional e Internacional do Idoso. E, aos 95 anos, José Siqueira esbanja vitalidade e uma memória de causar inveja a qualquer jovem. Com dez filhos, netos, bisnetos e até tataranetos, ele é um exemplo a ser seguido de como ter um envelhecimento saudável. Visto por colegas e pela família como uma pessoa determinada, Siqueira possui um espírito cheio de vontade de viver.
Mesmo tomando seus sete remédios por dia, tendo pressão alta, diabetes, dores na coluna, ele não desanima e não perde um dia sequer da aula de hidroginástica, três vezes por semana. “Ele é uma pessoa muito contagiante, animada e não dispensa uma festa”, contou a professora Leila Cristina Moraes.
O amigo Dagoberto Galano disse que a forma com que Siqueira vive se tornou uma lição para ele. “Não conheço nenhuma pessoa que não goste dele, é uma pessoa pra cima, que gosta de praticar exercícios e tem muita coisa boa pra viver ainda, acredito que não é um exemplo só para mim”.
Segundo Siqueira, uma boa alimentação, prática de atividades físicas e consultas regulares aos médicos ajudam a diminuir os efeitos do envelhecimento e garantem uma terceira idade saudável. “Determinação é a chave de tudo, a família também ajuda muito nesses momentos, eu sou uma pessoa muito feliz e rumo ao 100 anos”, contou.
Apesar dos obstáculos, pequenos diante de doenças mais graves ou incapacitantes, típicas da idade avançada, Siqueira é um exemplo de idoso que cresce a cada ano no Brasil e estima-se que a longevidade aumente ainda mais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, chegando a 58,4 milhões de pessoas ou 26,7% do total da população. No período, a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.
Aqui em Votuporanga, de acordo com informação da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), a população vai envelhecer. Os números, que foram publicados em maio deste ano, mostram que em 2030 a cidade terá 30,7% de seus moradores com idades entre 40 e 59 anos.