Da redação
O professor de Física Haig Krikor Hamparian, mais conhecido como Kiko, 65 anos, leciona há 45 anos e já ensinou mais de 100 mil alunos por toda região de Votuporanga. Ele possui falas que permanecem em vários relatos de quem já foi o seu aluno. Atualmente, ele dá 46 aulas por semanas, que são divididas em 7 escolas.
Segundo ele, quando entra na sala de aula, se transforma. “Sempre tem uma historinha, um personagem que é muito atual, enfim, qualquer coisa que seja útil para ajudar o aluno na memorização daquilo que é preciso. Vai acontecendo na hora, meio na criatividade, meio no improviso”, contou.
Para um educador que passou por diversas gerações, a diferença do ensino já é sentida. “Hoje é tudo muito conceitual. Para que se tenha uma ideia, há 30, 35 anos nós preparávamos o aluno para responder testes e pronto. Hoje, a coisa é diferente, o aluno tem que raciocinar, afinal, quem faz as contas para ele é o computador”, comentou.
O professor disse ainda que depois de tanto tempo no magistério tudo valeu a pena. “Eu me sinto muito orgulhoso por ter feito parte da vida de tanta pessoas, é uma sensação de dever cumprido. Claro que existem muitas coisas difíceis na nossa profissão, porque hoje o aluno perdeu um pouco a noção do valor, o sistema favorece muito e o importante para ele é só passar. Mas é uma carreira bonita e dar aula é sempre muito maravilhoso”, finalizou Kiko.