Leidiane Sabino
O deputado estadual Coronel Telhada, reformado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, esteve ontem em Votuporanga e foi recebido pelos vereadores Edilson Pereira Batista, André Figueiredo e Pedro Beneduzi, juntamente com o prefeito Junior Marão. As lideranças locais pediram apoio para a instalação de um batalhão da Polícia Militar em Votuporanga.
Coronel Telhada disse que é preciso ter cautela com o assunto. “Estou analisando a situação. Primeiro tenho que falar com o comandante geral da polícia, com o secretário de Segurança Pública e também analisar os interesses políticos e operacionais. Para a instalação do batalhão, tem toda uma estrutura que deve der mexida”, explicou.
Hoje, a companhia militar de Votuporanga é vinculada ao 16° Batalhão de Fernandópolis, que tem sob a sua responsabilidade 49 municípios.
Para o Coronel Telhada, a melhor alternativa seria a criação de um novo Batalhão e não a transferência do de Fernandópolis para Votuporanga. “Mudar a sede acho que é um parto dolorido que não vale a pena. Se dividir, nem um nem o outro tem a população total para abrigar um Batalhão, então, o certo é fazer uma reorganização dos municípios na região para a criação de um novo”.
O deputado ainda aproveitou a passagem em Votuporanga para fazer críticas ao governo do estado. “O governador não percebe que uma das maiores influências políticas em São Paulo é a Polícia Militar. Em todos os municípios há um policial trabalhando e se ele for bem tratado, irá elogiar o seu patrão e quem ganha com isso é o governo, que ainda não entendeu a força política da PM”, disse.