Bandido invadiu duas unidades em construção e levou canos de cobre do conjunto habitacional do bairro São Cosme
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A construção de 22 casas do programa de desfavelamento do bairro São Cosme está em andamento desde setembro de 2013. O ritmo lento das obras tem deixado o local exposto à ação de bandidos. No dia 6 de outubro, um homem, que já possui passagem policial por outro delito, foi flagrado furtando vários canos de cobre de casas populares do conjunto.
Como o conjunto ainda não foi entregue, a Prefeitura informou que a segurança do local é de responsabilidade da construtora.
Sobre a demora para a entrega das casas, a construtora alegou para a Prefeitura dificuldade de encontrar materiais da obra determinados pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, faltam 50% para ser concluída a obra, a mesma porcentagem que foi divulgada pelo município que faltava no final do mês de agosto deste ano.
Ainda segundo a pasta de Obras, a previsão de conclusão das obras é de março de 2016. Em agosto, foi divulgado que as unidades ficariam prontas em dezembro deste ano.
A Prefeitura paga auxílio-aluguel para as famílias que precisaram deixar os barracos até que as novas casas fossem construídas, R$300 para cada uma. Porém, nem todas utilizam este recurso, alguns moram em casas alugadas pela Prefeitura de Votuporanga ou na residência de familiares.
Em agosto deste ano, a administração municipal informou ainda que houve a necessidade da construção de muros de arrimos no local, para a continuidade da obra e que não estavam previstos inicialmente no contrato. Como a obra é da CDHU, a Prefeitura de Votuporanga encaminhou a demanda para o órgão e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano analisou o pedido, o que também ocasionou a demora na obra.
Furto
No dia 6 de outubro, a polícia militar foi acionada a comparecer na construção destas casas. Quando chegou ao local, o suspeito havia furtado duas casas e já estava na terceira. Por meio de denúncia anônima, a PM foi informada que o homem estaria usando uma marreta para praticar o furto, fato que acabou chamando a atenção. Ao avistar a viatura, o indivíduo abandonou uma bicicleta e tentou fugir dos policiais pulando várias casas. Em seguida, foi detido próximo do local e imediatamente confessou o furto. O caso foi apresentado no Segundo Distrito Policial, na Zona Norte da cidade, onde foi registrado o boletim de ocorrência.