Ações preventivas ao câncer de mama e colo de útero movimentaram as unidades de saúde; coordenadora dos Programas de Saúde da Mulher avalia positivamente resultado da campanha
Encerrou no último sábado (24) a programação do “Outubro Rosa” - campanha de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. As ações da Secretaria Municipal de Saúde realizadas em todas as unidades de saúde e policlínica durante o mês totalizaram mais de 2 mil atendimentos.
Foram agendadas mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, orientações sobre o autoexame das mamas foram repassadas por profissionais de saúde, além da coleta de papanicolau.
Karen Silva, enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Mulher comemora o resultado e afirma que o balanço deste ano foi positivo, destacando cada vez mais a participação das mulheres em atividades voltadas ao cuidado e bem estar. “Foram realizados mais de 1.150 exames de papanicolau e 930 mamografias foram solicitados. Este número é bastante expressivo e demonstra o aumento no número de mulheres preocupadas com a saúde”.
Em cada ação, pacientes, usuários da rede e familiares que integraram à campanha levaram a mensagem de que o cuidado com a saúde vai desde uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, até o conhecimento do próprio corpo.
As unidades ainda organizaram atividades dirigidas à beleza e qualidade de vida do público feminino. Elas puderam passar pelo momento da beleza, com massagem, limpeza de pele e maquiagem, além do sorteio de brindes e café da manhã especial.
Câncer de mama
No ano de 2013, cinco mulheres foram à óbito acometidas pelo câncer de mama. No ano seguinte, outras cinco mulheres também morreram pela doença em Votuporanga.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha nacional que visa à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, duas das maiores causas de morte da população feminina no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde de 2008 apontam que, todos os anos, no mundo inteiro, 500 mil mulheres são diagnosticadas com a doença, das quais cerca de 270 mil morrem.