Agências se comprometeram a não ter funcionários sem capacitação; Secretaria conquistou curso gratuito para qualificar os que não possuem
A Prefeitura de Votuporanga se uniu com os proprietários de agências de mototáxis para inibir o transporte clandestino na cidade. Uma reunião foi realizada com donos de empresas na Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança para somar esforços, garantindo mais segurança nos serviços.
Uma ata foi elaborada, onde os donos de agências se comprometeram a não empregar nenhum mototaxista sem qualificação. Para atender os que não possuem formação, a Secretaria conquistou o curso gratuito de mototáxi, em parceria com o Sest/Senat, de São José do Rio Preto. A reunião contou com a participação do vice-prefeito Waldecy Bortoloti.
O titular da pasta, Antônio Alberto Casali, ressaltou que o objetivo é garantir mais qualidade para a população. “Com os donos de empresas não aceitando clandestinos, fica mais difícil a atuação dos irregulares”, disse.
Casali alertou para que a população, quando acionar o mototáxi, solicitar a carteira de curso do profissional. “A capacitação envolve itens de segurança, primeiros socorros, mais qualidade no serviço”, complementou. De acordo com a Secretaria, cerca de 200 mototaxistas concluíram o curso.
Curso de mototáxi
As inscrições para o curso de mototáxi começam nesta terça-feira (20/10) e devem ser feitas na Secretaria de Trânsito, localizada na Rua Minas Gerais, 3612, no horário das 8 às 16h. O prazo para cadastro se encerra no dia 11 de novembro.
Os documentos necessários são: cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ampliada em 30% da original em papel A4; uma foto 2x2 colorida e recente; comprovante de endereço original (conta de luz ou telefone); prontuário da CNH Original para fins de direito e certidão negativa de distribuição criminal, que deve ser solicitada no Fórum. A validade dos documentos deve ser de 90 dias, contando da data de emissão até o início do curso. Para o prontuário da carteira de habilitação, o motorista deve solicitar junto ao Poupatempo ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Para efetivar o cadastro, os critérios são: ter completado 21 anos; estar habilitado no mínimo, há dois anos na categoria A e ter CNH do estado de São Paulo; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos; e não ter a observação de “vedada a atividade remunerada” na carteira de motorista.
A qualificação será nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em período integral, no Sest/Senat.